Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mandela e a liderança

Mandela e a liderança

Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra de uma filósofa de Brasília. São palavras dela e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado, depois de termos visto o filme "Invictus".


                 Um líder surge quando tem uma necessidade de ordem, no caso de Mandela, a luta contra a segregação racial. Ele ganhava aquilo que achava justo, que é a luta da causa em si mesma. E são poucos hoje que lutam por ideais. Em 1918 ele nasce, mas já na juventude ele inicia sua luta no movimento estudantil, e ainda na juventude por correspondência, ele se forma em direito. Logo depois que divulga a carta da liberdade, foi preso e passou 27 anos na prisão. Em 1960 acontece um massacre no regime do apartheid que o impacta muito. Em 1962 ele viaja para a Argélia para treinamento militar e foi preso posteriormente por viajar ilegalmente e incentivar greves. Depois dos 27 anos é solto, e de 1994 a 1999 foi presidente da África do Sul. Depois do cargo ele se distancia da política, mas continua nas suas lutas, como a luta contra a AIDS. Ele foi agraciado com honrarias no mundo todo, chegando a ganhar o prêmio Nobel da paz. No filme o mostra livre e pedindo para as pessoas guardarem suas armas, e também mostra que ele perdoou aqueles que o maltrataram e que essa devia ser a conduta do povo sul-africano, e assim combater a segregação racial. Assim como Nelson Mandela era o líder do país, o capital do time de rugby devia ser o líder do seu time, devia o inspirar-los para ganhar a copa do mundo. Como diz no slogan do filme: “Eles pediram um líder, e ele lhes deu um campeão”.
                  Mostra no filme também que Mandela ver no rugby um “calculo humano” para ajudar a combater a segregação racial e unir o país. Em Mandela se ver a clara diferença entre autoritarismo e autoridade. Dizem que se você quer conhecer alguém, der poder a essa pessoa, pois bem, Mandela se mostrou um líder carismático e querido entre o povo e seus dirigentes. Autoritarismo seria mandar por mandar, de se mostrar insensível com o outro, e ter autoridade é não necessitar bater na mesa e dizer que tem autoridade, essas pessoas simplesmente tem autoridade. As pessoas com autoridade são seguidas por amor. Um bom exemplo de auto-estima é liderança recente foi o caso do resgate dos mineiros no Chile, o último mineiro fez questão de ser último a sair da mina caso acontecesse algo ruim. E mostrou auto-estima para os companheiros que refletiram essa autoestima depois de nítido desgaste com a situação. Um líder tem que ser líder de si mesmo, para saber liderar os outros: essa é a primeira condição para ser líder. As qualidades, dentre muitas, que podemos encontrar no líder Mandela é: amar os dirigentes; saber delegar os trabalhos aos dirigentes (o verdadeiro líder não faz tudo, mas aplica a justiça e faz com que cada um faça com o lhe foi dado por dever); Cortesia (no filme mostra um dos seguranças dizendo que para o presidente anterior ele era invisível, e para Mandela era o contrário); Sacrifício (a palavra sacrifício vem do latim, e no latim quer dizer: sacro-ofício, no filme mostra até ele desmaiando de tanto dar o sangue e suor no seu trabalho presidencial); Decisão; Autoridade; Bom senso, como saber dar o descanso; Não ter favoritismo, como ele mostrou ao escolher seus seguranças; e etc.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10
www.facebook.com/victorgeo10
WWW.youtube.com/victorgeo10
victorgeo10@gmail.com
Victor da Silva Pinheiro
Enviado por Victor da Silva Pinheiro em 16/10/2010
Reeditado em 14/07/2013
Código do texto: T2561058
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Victor da Silva Pinheiro
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 30 anos
397 textos (73949 leituras)
2 e-livros (112 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 20:13)
Victor da Silva Pinheiro



Rádio Poética