Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
PARA OS PUROS, TODAS AS COISAS SÃO PURAS

"Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas". (Tt 1,15)


“Com duas asas o homem se eleva acima das coisas da terra: a simplicidade e a pureza. A simplicidade deve consistir na intenção, a pureza, no afeto. A simplicidade procura a Deus, a pureza o alcança e flui. Se fossemos bons e puros, interiormente, tudo veríamos sem dificuldades e compreenderíamos bem.” (Imitação de Cristo).

Fomos criados para vivermos em Deus, de Deus e para Deus, segundo o seu beneplácito; quando assim não vivemos, todo o nosso viver se desvia do propósito divino que consiste na plenitude de nós mesmos, a partir Dele, e nos transformamos em seres irreconhecíveis capazes de todo e qualquer ato brutal que denigre a imagem de Deus que habita em nós.

Todos os dons que recebemos de Deus são bons, mas nem todos nós vivemos segundo a bondade desses dons; pois, quando em nossas ações nos desviamos do único objetivo de nossa vida: a permanência em Deus, o nosso viver deixa o curso natural da plenitude para perder-se nas mais terríveis confusões existenciais e assim nos tornamos inimigos uns dos outros e por conseqüência, inimigos do próprio Deus. Por isso, vale a pena repetir esse versículo acima citado: "Para os puros todas as coisas são puras.

Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas", (Tt 1,15) e ainda: "Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra". (Tt 1,16). "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?" (Lc 9,25)

Dentre todos os dons recebidos, a vida é o dom mais precioso de que dispomos para realizarmos a Vontade de Deus, nossa única fonte de felicidade e de paz. Viver em sintonia com a Vontade de Deus significa viver segundo os seus mandamentos, pois neles estão contidos sua sabedoria, seu amor e proteção para cumprirmos o seu Plano de Salvação. Todo amor requer correspondência e o amor de Deus não é diferente. Corresponder ao amor de Deus para São João é o mesmo que viver segundo os seus mandamentos: "Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos.

E seus mandamentos não são penosos," (1Jo 5,3); ninguém pense, porém, que pode viver esses mandamentos por si só, pois, nesse sentido o próprio Senhor nos exorta: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". (Jo 15,5) E ainda nos ensina São Paulo: "Tudo posso naquele que me conforta". (Fl 4,13).

Portanto, vivamos segundo a fé entregando-nos Àquele que nos amou desde toda a eternidade, e não segundo a carne: “Pois, os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.” (Rm 8,5-8).

Por isso, “Eu vos exorto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12,1-2).

Paz e Bem!
Frei Fernando,OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 05/10/2006
Código do texto: T256810
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Frei Fernando Maria
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 57 anos
992 textos (215068 leituras)
87 áudios (18784 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:50)
Frei Fernando Maria

Site do Escritor