A Real Dimensão
 
Fico pensando na Real Dimensão
 
Em Lavras a Câmara Municipal decidiu derrubar seu prédio, horroroso por sinal e sem nenhum valor histórico, construindo outro no mesmo lugar.

Poderia construir em local diferente e deixar aquele para outras atividades. Poderia desmanchá-lo e ampliar a área pública para uma nova praça, um estacionamento, qualquer outra coisa. Mas não, decidiu-se que seria ali reconstruída uma nova Câmara. Todo mundo sabia da pretensão. E ninguém, ninguém fez nada, absolutamente nada. E então, colocado o prédio abaixo, iniciada a construção, dinheiro público sendo gasto, algumas pessoas, movidas por nem sei qual interesse, resolveram fazer um abaixo assinado (não foram os moradores da região) e a Justiça proibiu a continuidade da obra. Eu pergunto – eles pensaram na real dimensão de sua atitude? Por que não fizeram isso antes que tanto dinheiro fosse gasto? E a Justiça, o que pretende agora, com aquelas ruínas atrapalhando mais ainda o já caótico trânsito da cidade?

As eleições graças a não sei quem, mas acredito que basicamente as equipes marqueteiras, transformaram o Brasil verde-amarelo em um Brasil vermelho e azul. As campanhas, sem nenhuma apresentação de Programas de Governo reais se limitaram a instigar a rivalidade entre os eleitores de um e outro provocando atos idiotas como o da jovem Mayara e sua infeliz declaração no Twitter. Teriam marqueteiros e políticos percebido a real dimensão do que fizeram? Mayara sem dúvida não percebeu o alcance de sua atitude burra. E aqueles que resolveram por sua vez crucificá-la acusando-a de ter cometido um crime de racismo, pensaram bem nisso? Respondam-me: desde quando os nordestinos formam uma raça diferente? Embora eu não acredite na divisão da humanidade em raças, pois só existe uma raça, a humana, convencionou-se agrupar os humanos de acordo com algumas de suas características, mas isso não faz com que um paulista ou mineiro seja diferente de um nordestino. Ela deve ser punida sim, porque merece, mas dentro da real dimensão do seu crime que acredito possa ser incitamento ao ódio ou ao crime, mas nunca racismo. E o que dizer da nota, sei lá de que órgão do governo que anunciou que processariam jovens que fizeram o ENEM por suas críticas a prova? Santo Deus, isso é não conhecer a Real Dimensão do problema!

Por falar no ENEM essa situação é outra que as pessoas não estão discutindo dentro de sua Real Dimensão. Pela segunda vez o ENEM erra. Mas o erro teria prejudicado todos os alunos? É possível identificar os alunos prejudicados? Sendo possível identificar todos os alunos prejudicados, é possível aplicar nova prova só para eles, sem que isso prejudique os que já fizeram a prova? E o dinheiro que será gasto para aplicar novamente prova para todos os alunos, de onde sairá? Quem errou vai pagar $$$$ pelo erro?

E aqueles moleques do Rodeio das Gordas, já perceberam a real dimensão do que fizeram? E os moleques de Lavras que, no meio de uma briga de grupos, atacaram cavalos a golpes de facão  chegando a cegar um deles? Será que já caíram na real ou continuaam dizendo que foi só uma brincadeirinha ou uma briguinha atoa.?

Esse é o nosso grande problema. Em tudo e por tudo saímos por aí falando o que nos vem à boca e agindo sem nenhuma preocupação com o efeito de nossos atos. Seja feita a nossa vontade aqui na Terra é a parte preferida das orações que dirigem a Deus. E que os atingidos por essa satisfação  egóica que se danem.