Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PIRATAS & LADRÕES

A partir das últimas décadas do século XX, a ganância primeiromundista veio acrescer ao vocabulário do crime, os termos: bio-pirataria, lavagem de dinheiro, narcotráfico, etc.

A Suiça, que imperou por mais de um século, guardando em seus bancos, dinheiro sujo de bandidos internacionais, entre eles, assaltantes, políticos e empresários desonestos, tem o mais sofisticado esquema de prevenção a furtos, em sistema integrado de TV diretamente conectado à Polícia. Assim, quem cair na asneira de bancar o esperto, metendo a mão no que não lhe pertence, é preso em minutos e amarga severas penas, em regime fechado. Lá não existe a molesa de receber visitas (visitas íntimas, para transar, só mesmo no Brasil!) e os direitos humanos são aplicados aos cidadãos que pagam impostos para o sustento da sofisticada máquina estatal que lhes proporciona serviços de educação, saúde, segurança, saneamento, urbanização, transportes, lazer, etc e tal. Lá o cidadão telefona para qualquer parte do mundo e fala a preço mais baixo que uma ligação local de telefone fixo no Brasil...! Que maravilha... quem paga? Nós aqui, os sábios do terceiro mundo...

Voltando ao título deste artigo, laboratório suiço detém patente de um dos mais caros medicamentos para hipertensão. O leitor advinha como o tal laboratório conseguiu esse prodígio? As nossas pequenas, mas perigosas cobras, portadoras de potente veneno, foram levadas para a Suiça, quem sabe por "missionários" ou "turistas". Pesquisa pra lá, pesquisa pra cá.... e o veneno da jararaca volta para as nossas farmácias onde pagamos caro pelo nosso descuido.

Recentemente, uma empresa japonesa registrou a patente do cupuaçu e as exportações da fruta amazônica passaram a ser taxadas. Houve protestos e os piratas japoneses abriram mão da taxação. Que vergonha!. Há poucos dias, turista alemão foi preso no aeroporto de Cumbica carregando algumas aranhas caranguejeiras. E no final de outubro de 2004, um espanhol foi preso em São Paulo carregando inofensivos besouros... Milhões de Cds piratas vêm da China, toneladas de cocaína e maconha, da Colômbia, da Bolívia e do Paraguai. O Uruguai era o maior vendedor de ouro da América sem jamais ter produzido um grama de... ouro, contrabandeado do Brasil!

Em setembro de 2003 o governo brasileiro baixou Medida Provisória autorizando o plantio de soja transgênica no sul do país. Pior do que a MP foi a justificativa de que as sementes transgênicas que entraram no Brasil ilegalmente, trariam grandes prejuízos aos "ingênuos" produtores que adquiriram toneladas do produto a preços baixos. Só que a "Monsanto", empresa que contrabandeou as sementes para aguçar a ganância dos produtores, após a colheita, vai cobrar royalties na venda da produção para, mais tarde, vender novas sementes a preços mais altos aos sabichões compensando as perdas atuais. Com isso, o Brasil corre o risco de perder mercados conquistados a duras penas na União Européia...

E para dar um tempo a tanta desfaçatez, vale a pena lembrar a propaganda do governo Lula sobre as maravilhas que o "Fome Zero" realizou em Guaribas e Acauã, no Piauí em 2003: os dois municípios juntos, somam menos de dez mil habitantes e serviram de mote para o governo federal gastar cerca de R$45 milhões nas peças publicitárias do programa.

Quer mais?
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 20/06/2005
Código do texto: T26231

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272474 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 00:49)
Ricardo De Benedictis