Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"TRANQUEIRAS“

"TRANQUEIRAS“
Cidade pequena, porém decente, de gente honesta e dependente”.
(Antonio Paiva Rodrigues).

Tranqueiras distrito do município de Independência, Estado do Ceará significa: estacada para cercar ou fortificar; tranquia; trincheira; morsa; porteira cancela coivara velha no meio da mata, coivara derrubada que impede o trânsito, merenda e lanche. Como se refere à morsa pode acrescentar que o dito acima epigrafado relaciona-se com a parte dianteira da linotipo, que se abre para permitir acesso ao disco de moldes. Morsa vem do lapão palavra de origem russa cuja designação é comum a dois mamíferos marinhos odobenídeos, nome científico (Odobenus rosmanus), do Nordeste Ocidental do Atlântico, e do oceano Ártico “O divergens” do mar de Bering, e das costas do oceano Ártico na Sibéria, e no Alasca este tido como uma variedade do primeiro.
Distrito agradabilíssimo, principalmente na época invernosa já que, fica localizado entre vários rios dificulta o acesso a esta tranqüila localidade pela ausência de estradas, e vias de acesso mais seguras, conseqüência desta irregularidade, seus habitantes sofrem certo constrangimento quando há necessidade de deslocamento. Com cerca de aproximadamente mil habitantes na sua maioria adultos, “Tranqueiras” vive da agricultura sua principal fonte de renda, como é normal em quase todo o interlã cearense. A caatinga também está presente nestas terras onde se planta milho, feijão, macaxeira, mandioca entre outras culturas agrícolas, como o distrito possui um bom potencial de água a pesca se transforma numa fonte de renda para os aposentados, que são poucos.
Apesar da simplicidade dos tranqueirenses eles são considerados viajores, buscam ganhar o pão de cada dia e manter a família condignamente. Para este objetivo vão a São Paulo e outras metrópoles, inclusive Fortaleza. São predestinados ao trabalho conhecidos pelo modo, e maneira de falar, contam “causos” fabulosos que alegram e distraem a todos nas noites claras do sertão cearense.
A agropecuária é um diferencial, o distrito possui um grande açude público que nunca foi inaugurado. É verdade? Sim. É verdade.
Depois que esta matéria for publicada com certeza aparecerá concorrentes para colocar uma placa de bronze, e assumir a autoria do projeto. É bom frisar que o mesmo está precisando urgentemente de reformas e o prefeito de Independência onde está? Queria saber. Existem escolas, educação infantil até o primeiro ano do ensino médio, a demanda é grande já que, estudantes de distritos vizinhos acorrem a humilde Tranqueira. A comunidade unida do distrito solicita melhorias no ensino urgentemente, ressalte-se que o colégio é estadual urgem melhorias como: bibliotecas, salas de aula, banheiros condignos, entretenimento para os alunos e recursos tecnológicos, como afirma uma das incentivadoras da educação do distrito (de Jesus).
Os mestres são qualificados a maioria é possuidor do terceiro grau e a escola é mantida pelo município. Um ano histórico para a comunidade foi o de 1988 quando passou a funcionar a quinta série do ensino fundamental e um fato inusitado chamou-me a atenção; a própria população pagava o salário dos professores, depois o município resolveu alçar as mangas e assumir esta responsabilidade. O Posto de Saúde (Bonfim) vem desenvolvendo seu mister, mas precisa de uma visitinha do Senhor prefeito de Independência para analisar e discutir com os responsáveis, as necessidades básicas e supri-las. Existe carência de telefones comunitários, reinvidicamos medidas urgentíssimas, um posto policial acalhará bem.
“Deus dá o frio conforme o cobertor; não coloca fardos pesados nos ombros de quem não pode carregar”, assim vai vivendo a comunidade heróica de Tranqueiras, vocês conhecem? Não. Façam uma visitinha que, serão cordialmente recebidos. O exemplo que o distrito dá é altivo, a população está preocupada com a qualidade do ensino, considero uma nobreza fora do comum. Estão fazendo abaixo-assinados com mais de trezentas assinaturas visando à melhoria escolar da região, foram organizadas, treze equipes para pressionar o prefeito de Independência, com a finalidade primordial de olhar com bons olhos o distrito em ascensão.
Em 24 de fevereiro passado aconteceu um grande encontro de estudantes com lideranças comunitárias, parcerias foram formadas entre Estado, e Prefeitura, para implementação de todo ensino médio no distrito. Diante de tantas lições de humildade, de força de vontade, respeito pelo seu conterrâneo, luta por uma vida digna só me resta parabenizar este povo maravilhoso de Tranqueiras, louvarem a Deus pedindo dias melhores para esta população hospitaleira, trabalhadora, e que prima por uma vida saudável para todos. Parabéns aos heróis tranqueirenses.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO-ACADÊMICO DA ALOMERCE-OFICIAL SUPERIOR DA PMCE.
Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 13/10/2006
Código do texto: T263510
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2093 textos (758996 leituras)
1 e-livros (161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 07:44)
Paivinhajornalista