Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

II Sarau Literário de Charqueadas

Como estou envolvido na organização do II Sarau Literário de Charqueadas, não tenho podido me dedicar ao prazer de publicar textos e também percorrer as páginas dos colegas que escrevevem aqui no Recanto.
Assim, deixo o artigo abaixo, para informar "por onde ando" e dizer que voltarei em breve ao convívio cotidiano "on line" neste importante e prazeroso site literário.
Saudações literárias e abraços a todos vocês.

----- * -----

Sarau Literário de Charqueadas: uma idéia consolidada

Os processos culturais tem semelhança com os processos históricos: são o desaguar de um somatório de vontades, desejos, atitudes e ações que acontecem em tempos diferenciados e que convergem sempre para momentos catalisadores, a se sucederem indefinidamente. O II Sarau Literário de Charqueadas é um desses momentos.
Tivemos o I Sarau Literário, ocorrido em outubro de 2005, por iniciativa da vereadora Patrícia Ferreira da Silva através da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, com aval da Câmara de Vereadores e apoio do Solar Shopping e da Secretaria de Cultura. O I Sarau fincou a idéia de um evento literário voltado para o estímulo dos produtores literários locais, fazendo a mediação entre estes e a comunidade onde vivem e produzem. Para ressaltar essa diretriz, foi escolhida como patronesse a poetiza Valda Tissot Junqueira, literata com trabalho amplamente conhecido e reconhecido pela sociedade charqueadadense.
Em um tempo diferenciado do mesmo processo cultural, os literatos se organizavam coletivamente, mesmo que de forma tênue, durante a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, articulada pela Prefeitura de Charqueadas em junho de 2005 através da Secretaria de Cultura. Eleito o novo Conselho, o Segmento de Literatura estava presente.
O Conselho passou a discutir o seu papel na gestão cultural do município e, junto com a Secretaria, realizou, no início de setembro de 2005, a Conferência Municipal de Cultura.
Os literatos charqueadenses se fizeram presentes, elaborando a Carta da Literatura, onde propunham, dentre outras coisas, idéias como o “jornal literário” e o “sarau literário”, além de reafirmarem a idéia da “mostra literária”, esta última calcada na boa experiência realizada em 1999 pela Prefeitura de Charqueadas.
Ao final da Conferência, surgiu o primeiro coletivo envolvendo produtores literários locais, o G5 - Literatos de Charqueadas, embrião da atual Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC, criada em 29 de julho de 2006.
Também é impossível deixar de citar uma grande conquista dos produtores culturais de Charqueadas concretizada em setembro passado: a Câmara de Vereadores aprovou a Agenda Cultural do Município, um projeto elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura e avalizado pela Secretaria de Cultura, que cria um calendário permanente de atividades culturais para Charqueadas.
Na Agenda, dentre outros eventos específicos aos diferentes segmentos culturais presentes no Conselho, constam o Sarau Literário e a Mostra Literária, programados para acontecerem sempre no mês de outubro.
Assim chegamos ao II Sarau Literário de Charqueadas, obra de um processo cultural coletivo a parir momentos catalizadores.
Ele acontece novamente no espaço físico do Solar Shopping, apresentando uma organização análoga ao do I Sarau, com atividades distribuídas em três turnos (manhã, tarde e noite), abrangendo debates com literatos locais e exposição de textos.
Em uma nova escolha emblemática, o jornalista e historiador Saldino Antônio Pires foi definido como patrono. Uma vida dedicada a cultura, como bem atesta a biografia do mesmo.
As novidades desse II Sarau ficam por conta de novas atividades e momentos: o “Sarauzinho”, a palestra com o escritor Moacir Scliar, show musicais com artistas da região e a publicação do Jornal do II Sarau, com textos de literatos de Charqueadas e região.
Logo, a idéia se consolidou, evoluindo. Novos momentos, com certeza, virão.


II SARAU LITERÁRIO DE CHARQUEADAS
"Porque a literatura é luz para a alma"
De 16 a 20 de outubro
No Solar Shopping

Patrono - Saldino Antônio Pires

PROGRAMAÇÃO:

Segunda - 16/10/06
Manhã
10h - João Adolfo Guerreiro
11h - Rodrigo Ramazzini
Tarde
15h - Leda dos Santos Lima
16h - Patrícia Ferreira da Silva
Noite
20h - Abertura Oficial
21h - Apresentação do cantor e compositor Juliano Javoski

Terça - 17/10/06
Manhã
10h - Maria Edilaine Carvalho
11h - Manoel Henrique Paulo
Tarde
15h - Delso Ferreira (Mossoró)
16h - Dainor Lindner
Noite
19h - Palestra com o escritor Moacir Scliar (membro da ABL)

Quarta - 18/10/06
Manhã
10h - Alceu Guterres de Ávila
11h - Ana Lombardi
Tarde
14h - "Sarauzinho" - apresentação da textos infantis das escolas de Charqueadas
Noite
20h - Show CD "Bem Simples" - Alberto André & João Guerreiro

Quinta - 19/10/06
Manhã
10h - Giovani Abreu Souza
11h - Saldino Antônio Pires
Tarde
15h - Soní Araújo
16h - Valda Tisot Junqueira
Noite
20h - Sarau Literário (participação de literatos locais)

Sexta - 20/10/06
Manhã
10h - Rejane Barczak
11h - Míria Pereira
Tarde
15h - Alda Silva Silveira
16h - Rosilane Goulart Rocha

A EXPOSIÇÃO DE TEXTOS ocorrerá de 16 a 20 de outubro, das 09 às 22 horas, no Solar Shoping

ORGANIZAÇÃO:
Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC
Secretaria Municipal de Cultura
Comissão de Educação e Cultura do Legislativo

PATROCÍNIO:
Prefeitura Municipal de Charqueadas - Administração Popular

APOIO:
Câmara de Vereadores de Charqueadas
Solar Shopping
Secretaria Municipal de Educação
Jornal Portal de Noticias
Jornal A Região
Conselho Municipal de Cultura

Maiores Informações e textos:
www.charqueadas.rs.gov.br
www.regiol.com.br
www.solarshopping.com.br
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 15/10/2006
Reeditado em 28/12/2006
Código do texto: T264964
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de João Adolfo Guerreiro). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
João Adolfo Guerreiro
Charqueadas - Rio Grande do Sul - Brasil, 48 anos
640 textos (131818 leituras)
83 áudios (12904 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 14:06)
João Adolfo Guerreiro

Site do Escritor