Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


       OBJETIVOS DE PESQUISA MICROESTRUTURAL DE UMA ORGANIZAÇÃO. 



Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de intensas cobranças advindas de acionistas e da alta direção das organizações, há a necessidade de manter as equipes de trabalho muito bem qualificadas, capacitadas e treinadas, para isto, os gestores devem manter-se perfeitamente alinhados com seus colaboradores, identificando a necessidade de capacitação profissional.
Para melhor identificar as necessidades supracitadas, os gestores podem utilizar-se de uma metodologia bastante eficiente que é o Modelo de Pesquisa Microestrutural a qual possibilita/auxilia os gestores a diagnosticar qual o treinamento/curso mais conveniente para os membros de sua equipe. 


*** Qual a finalidade do Modelo de Pesquisa Microestrutural?


É um instrumento/metodologia comumente empregado para levantamento de necessidades de capacitação profissional no nível de unidade da empresa (seção, departamento, divisão, setor, etc.).


Podemos afirmar que:

Através da utilização do formulário de Modelo de Pesquisa Microestrutural de Levantamento de Formação (em anexo), os gestores poderão identificar as necessidades e justificativas de formação (colunas 3 e 4); sugestão de tipos de treinamento para cobrir essas necessidades (coluna 5); público-alvo (treinandos) a tingir (colunas 7 e 8) e periodicidade do treinamento (coluna 9)



*** Diagnóstico

O diagnóstico organizacional à luz do treinamento, quando bem estruturado e executado, possibilita à unidade de formação da empresa uma visão mais realista dos seguintes fatores:

• Aspectos físicos e psicológicos de recursos humanos empregados pela organização;
• Nível tecnológico utilizado pela empresa;
• Análise dos custos do trabalho (diretos e indiretos);
• Estudo mais acurado e objetivo do Clima Organizacional. 


***Análise do Trabalho

O diagnóstico organizacional procura respostas adequadas à seguinte questão: “Onde é necessário o treinamento na empresa?” Já o diagnóstico do trabalho tem, como finalidade central, responder à seguinte questão: “Em Que deve consistir a formação desenvolvida pela empresa?”


***O que Vem a ser a Análise do Trabalho?

Também conhecida como Análise de Cargos, Análise de Tarefas e Análise de Funções, a Análise do Trabalho constitui uma coleta ordenada de informações sobre determinado cargo, seja este constituído de tarefas simples ou complexas.


***Quais os aspectos que envolvem a Análise de Funções?

• Levantamento sistemático e preciso dos dados do cargo avaliado;
• Listagem das tarefas que compõem o cargo pesquisado;
• Estudos de como as funções devem ser desempenhadas pelo funcionário;
• Aptidões, conhecimentos e atitudes exigidas do empregado para exercer o cargo. 


*** Como Identificar os Objetivos de Uma Determinada Tarefa

Em suma, a análise do trabalho procura identificar: quais são os objetivos de uma determinada tarefa, como eles são atingidos e qual é o comportamento exigido do empregado para consecução das metas do cargo.
Dessa forma, a necessidade de treinamento, no nível do exercício de funções, pode ser identificada como sendo a defasagem existente entre as exigências do cargo e as habilidades do titular deste cargo. A figura abaixo mostra como se processa essa defasagem. 


Considerações do Gestor.

Fica claro que, se a ferramenta for bem utilizada, certamente o gestor conseguirá identificar as necessidades de Treinamento de sua equipe, desta forma, terá subsídios para encaminhar seus colaboradores à capacitação necessária, bem como poderá indicar o curso apropriado e também tendo a oportunidade de sugerir o órgão ou entidade que irá ministrar a referida capacitação. 


Simone T. do Carmo,
Analista em Gestão de RH.
Mone TCarmo
Enviado por Mone TCarmo em 16/10/2006
Reeditado em 13/11/2010
Código do texto: T265765
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Direitos autorais à Simone Teixeira do Carmo) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Mone TCarmo
Belém - Pará - Brasil, 37 anos
2862 textos (287292 leituras)
56 áudios (8739 audições)
4 e-livros (918 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 23:02)
Mone TCarmo