Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
CREIO EM DEUS - PARTE II
"Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem". (Tg 2,19)

“Creio em Deus: esta primeira afirmação da profissão de fé é também a mais fundamental. O Símbolo inteiro fala de Deus, e, se fala também do homem e do mundo, faz isso pela relação que eles têm com Deus. Os artigos do Credo dependem todos do primeiro, da mesma forma que os mandamentos explicitam o primeiro deles. Os demais artigos nos fazem conhecer melhor a Deus tal como se revelou progressivamente aos homens”. (CIC).

A fé do Creio tem sua origem em Deus como também toda fé natural, pois não existem ateus no mundo. Existem pessoas que dizem não crer em Deus, mas crêem em alguma coisa mesmo se essa crença seja sua própria afirmação, isto porque sem fé é impossível a existência. Aqueles que não crêem em mais nada, crêem ao menos na morte, pois se auto-destroem.

Quando afirmamos em nossa fé: “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra” isto significa um ato de reconhecimento, de clareza, de mergulho no mistério D’aquele que é o Princípio e o Fim de todas as coisas. Pois é pela fé que contemplamos a Face de Deus; uma vez que somos limitados, só por meio da fé transpomos os nossos limites para chegarmos ao ilimitado divino; e ainda falando em nossa linguagem de contingentes, somos como o rio que corre para o mar.

Tudo o que somos ou temos, somos ou temos porque recebemos ou cultivamos o recebido. Ora, a fé em Deus Único e Verdadeiro é uma herança da fé do povo escolhido, os hebreus. “A confissão da Unicidade de Deus, tem sua raiz na Revelação Divina da Antiga Aliança, é inseparável da confissão da existência de Deus, e igualmente fundamental. Deus é Único, só existe um Deus. ‘A fé cristã confessa que há Um só Deus, por natureza, por substância e por essência’”. Assim é a revelação, pois foi assim que falou Deus ao seu povo eleito por meio de Moisés seu servo: “Ouve ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor! Portanto, amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força”. (Dt 6,4-5).

E “por meio dos profetas, Deus chama Israel e todas as nações a se voltarem para Ele, o Único: ‘Voltai-vos para mim e sereis salvos todos os confins da terra, porque eu sou Deus e não há outro!... Com efeito, diante de mim se dobrará todo joelho, toda língua há de jurar por mim, dizendo: Só no Senhor há justiça e força’”. (Is 45,22-24). E no Novo Testamento “Jesus, que é o Filho amado, confirma que Deus é o único Senhor e que é preciso amá-lo de todo o coração, com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças. (Cf. Mt 12,29-30).

Ao mesmo tempo, dá a entender que ele mesmo é o Senhor. (Cf. Mc 12,35-37). É por isso que confessar que “Jesus é o Senhor” é específico da fé cristã. Isso não contraria a fé em Deus único. Também Crer no Espírito Santo “que é Senhor que dá a Vida” não introduz nenhuma divisão no Deus único: Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: Três Pessoas, mas uma Essência, uma Substância ou Natureza absolutamente simples”. (CIC).

Caríssimos irmãos e irmãs, crer em Deus é viver em Deus, por Deus e para Deus; é gozar das delícias do seu amor, é participar do plano da salvação e ser o que somos aos seus olhos e nada mais. Porque "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo". (Rm 14,17). Creio Senhor! Mas aumentai a nossa fé! Amém.

Paz e Bem!
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 19/10/2006
Reeditado em 20/10/2006
Código do texto: T268181
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Frei Fernando Maria
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 57 anos
992 textos (215165 leituras)
87 áudios (18784 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 18:13)
Frei Fernando Maria

Site do Escritor