EM QUE MÊS DO ANO ACONTECEU O PRIMEIRO NATAL?

Comentando um artigo* do meu amigo Ruy Silva Barbosa, inspirou-me o comentário a seguir.

Como responder a esta pergunta: EM QUE MÊS DO ANO ACONTECEU O PRIMEIRO NATAL?

O livro de Lucas, terceiro Evangelho nos dá detalhes que poderíamos chegar à possível data, ou proximidade do nascimento de Jesus.

Nessa época estava em vigor três calendários distintos. O Romano e os Judaicos. Se tomarmos a data que Lucas menciona (leia Lucas cap. 2), Maria ficou grávida no sexto mês, mas em que calendário.

Se pelo Romano que começava em março, tendo Maria engravidado em Sextilis (Agosto), o sexto mês e Jesus teria nascido no mês de maio, mas isso poderia inviabilizar a presença de pastores com ovelhas no campo, por causa das condições climáticas nessa época do ano.

Se pelo calendário atual, o Gregoriano (oficializado em 15 de Outubro de 1582) que tem início em janeiro, tendo Maria engravidado em Junho (sexto mês), Jesus teria nascido no mês de março, mas isso poderia inviabilizar a presença de pastores com ovelhas no campo, visto a baixíssima temperatura nessa época. No ano 350 DC, o Papa Júlio I proclamou o 25 de dezembro como a provável data do nascimento de Jesus.

Se fosse pelo calendário político judaico, que tem o seu Ano Novo (Rosh HaShanhah) em Tishirei (Setembro /Outubro), Maria teria engravidado em Nisan (Março ou Abril) seria o Nascimento de Jesus na data que o mundo a comemora, mas seria inviável ter pastores no campos com ovelhas nas vigílias da noite.

Assim, observando pelo calendário Judaico religioso (com início em Aviv ou Nisan (Março / Abril), tendo Maria engravidado em Tishirei (Setembro /Outubro), a data do nascimento de Jesus cairia no mês de Tamuz (Junho / Julho) o que coincide também como o mês que torna possível a pastagem de ovelhas durante a noite. Assim, Jesus teria nascido no mês de Tamuz (Junho / Julho). É improvável a determinação do dia. Esse seria o mês para se comemorar o Natal de Jesus.

A Bíblia silencia sobre esta data, mas tem algo que Jesus manda comemorar até que ele venha: A Sua morte. Isto está muito bem explícito em Sua Palavra [Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha (1 Coríntios 11:26)].

Feliz Natal extensivo à família. Um ano novo repleto das bênçãos do Senhor!

(*) [http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2683634]

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 27/12/2010
Reeditado em 02/01/2011
Código do texto: T2693328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.