Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CREIO EM DEUS UNO E TRINO

"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mt 28,19)

 

         “O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé’. Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado”. (CIC).

 

         “Os Padres da Igreja distinguem entre a ‘Theologia’ e a ‘Oikonomia’, designando com o primeiro termo o mistério da vida íntima do Deus-Trindade e com o segundo todas as obras de Deus por meio das quais ele se revela e comunica sua vida. É mediante a ‘Oikonomia’ que nos é revelada a ‘Theologia’; mas, inversamente, é a ‘Theologia’ que ilumina toda a ‘Oikonomia’. Ou seja, as obras de Deus revelam quem Ele é em si mesmo e, o mistério de seu Ser íntimo ilumina a compreensão de todas as suas obras. Acontece o mesmo, analogicamente, entre as pessoas humanas. A pessoa mostra-se em seu agir e, quanto melhor conhecermos uma pessoa, tanto melhor compreenderemos seu agir”. (CIC).

 

         “A Trindade Santa é um mistério de fé no sentido estrito, um dos ‘mistérios escondidos em Deus que não podem ser conhecidos se não forem revelados do alto’. Sem dúvida, Deus deixou vestígios de seu ser trinitário em sua obra da Criação e em sua Revelação ao longo do Antigo Testamento (Cf. Gn 1,26). Mas a intimidade de seu Ser como Santíssima Trindade constitui um mistério inacessível à pura razão e até mesmo à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo”. (CIC).

 

         Conta-se que certa feita Santo Agostinho estava a meditar na beira da praia sobre o Mistério da Santíssima Trindade, pois queria entender como Deus é Uno e Trino; mais que de repente ele encontra uma criança a brincar nessa mesma praia. A criança corria com uma conchinha na mão e tirava a água do imenso mar e punha num buraquinho que havia feito na areia da praia; observando a criança fazer aquele trajeto várias vezes, curioso, pergunto-lhe o que estava a fazer, ao que a criança respondeu: quero por toda a água do mar neste buraquinho na areia. Admirado Santo Agostinho disse-lhe: menino, não vês que jamais conseguirás o teu intento? Ao que obteve como resposta: sei que não conseguirei; tampouco o senhor conseguirá entender o Mistério da Santíssima Trindade; dito isto, mas que de repente sumiu aos seus olhos, ao que o santo entendeu que Deus lhe enviara um anjo para lhe revelar esse entendimento sobre o mais fundamental mistério da fé cristã.

 

         Caros irmãos e irmãs, em minhas meditações concedeu-me o Senhor a graça de escrever a seguinte canção, cujo título é: Mistério da fé.

 

O Pai que se dá ao Filho, o Filho que se dá ao Pai. /O amor do Pai, do Filho é o Espírito de Paz. / Mistério da Trindade é Deus que nos amou. / Nos deu o próprio Filho e no Espírito nos selou. / Adotados como filhos no seu Filho que é Jesus. / Pra vivermos pelo Espírito como dons de sua luz. / Mistério é Mistério, nos é revelação. / Mistério, vida eterna, Jesus é a Salvação. / Veio a noite, veio o dia o Pai, do Cristo se valeu. / Revelando o seu plano em seu amor nos envolveu. / Mistério revelado, Deus em nós e nós em Deus. / Pra ser povo abençoado, nova vida Ele nos deu. / Vede à hora, vede o tempo, vede o mundo em seu viver. / Tem a morte no pecado todo que em Deus não crer. / Mistério desta vida tem na morte o seu valor. / Morre o rico, morre o pobre, ai do morto sem amor. / Sem fé, sem Deus, sem Mistério.

Que o Deus Uno e Trino nos faça participantes de Sua Glória. Amém! Assim seja!

Com Jesus e com Maria

Frei Fernando,OFMConv.

 

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 24/10/2006
Código do texto: T272286
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Frei Fernando Maria
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 57 anos
992 textos (215369 leituras)
87 áudios (18785 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:35)
Frei Fernando Maria

Site do Escritor