CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Como ser uma mulher sábia segundo a Bíblia

Vivemos em uma sociedade que costuma inverter os padrões de comportamento estabelecido por Deus. Após o advento do movimento feminista a confusão e as meias verdades geradas, fazem,até hoje um estrago em nossas vidas. Esse é um tema delicado que gera desconforto, mas acredite viver como Deus nos criou para ser, é de fato viver a felicidade plena.

Dentre as pessoas que seguiam a Jesus, as mulheres eram as mais fiéis. Ao pesquisarmos as Escrituras Sagradas, veremos uma mulher que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas (Lucas 7:44). Foi também uma mulher a primeira pessoa a ver Cristo após a ressureição (Marcos 16:9). As mulheres eram exemplo de perseverança na fé (Atos dos Apóstolos 1:14) e que tinham o coração aberto para a pregação (Atos dos Apóstolos 16:14). Mulheres sempre estavam entre o grupo dos que trabalhavam pelo evangelho (Filipenses 4:3) e, talvez por isso, à mulher é comparada a igreja, como uma esposa fiel e amorosa que se apronta para seu marido (Apocalipse 21:2).

Ao analisarmos essas importantes citações e diversas outras menções honrosas que a Bíblia faz da mulher, podemos perceber que a mulher sempre foi destacada nos planos de Deus e no contexto bíblico.
Mas perceba, que esse destaque nada tem a ver em aproximá-la ou compará-la ao papel do homem, se você prestar bem atenção verá que o destaque está naquilo que a diferencia do homem.

Deus nos criou como homens e mulheres, cada um com seu papel, e Ele nos honra a medida em que nos ajustamos ao fim que fomos criados.

Infelizmente a contemporaneidade, inverteu os valores e padrões anunciados por Deus. Podemos destacar de maneira especial, como as meninas de nosso tempo estão sendo educadas, elas sofrem de um problema, que na minha opinião é grave: a falta de padrão e bons exemplos. Os nossos "modernos" padrões de comportamento, tem ensinado à elas que o papel que a mulher sempre desempenhou na família até algum tempo atrás, está ultrapassado.

Vejo a cada dia, a mídia, a sociedade em geral,e até mesmo as mães, repassando às meninas um ensinamento de que devemos ignorar o passado e contruirmos um novo "modelo de mulher", avessa à submissão e a qualquer tipo de "dependência" do sexo masculino.

Algumas mulheres se arrepiam ao ler a palavra submissão! Calma, eu explico: a submissão que a Bíblia fala é a mesma da igreja para com Jesus, ou seja a igreja se submete à Jesus, porque Ele é amor, deu Sua vida pela igreja (sua noiva). Da mesma forma a esposa se submete ao marido, por amor, não por obrigação, ou por ser inferior, mas porque sente prazer, se sente completa e isso é muito bom. Se o marido for como Cristo, exemplo de altruísmo e liderança ela ainda que involuntariamente se submeterá à Ele.
Já observou na rua aquela mulher que anda sorridente, feliz da vida ao lado do maridão? e aí você pensa: Puxa esse cara não é nenhum modelo padronizado (sarado) de beleza, talvez passem até dificuldades, mas estão tão felizes! Com certeza esse homem soube encontrar o seu papel e essa mulher o dela, nesse mundo, apelativo e consumista. São felizes porque descobriram um mundo particular onde a cumplicidade e o amor são constantes.

Voltando ao padrões distorcidos que se mostram diante de nós mulheres. Muitos desses padrões começaram com o corrompido  movimento feminista, iniciado há cerca de um século atrás e agravado a partir da década de 60. No início, as mulheres buscavam apenas exercer a cidadania,como votar, trabalhar fora, essas coisas. Mas em um segundo momento, as mulheres passaram a exigir uma “igualdade" com os homens, o que consistiu numa reação das mulheres ao papel que desempenhavam no passado.
Deus nunca disse que as mulheres eram inferiores aos homens, mas estabeleceu papéis distintos para ambos, alguém julgou que isso era inferioridade, e desde então as feministas disseram que deveríamos ser iguais aos homens.

Perceba o tamanho do erro, as feministas e as mulheres que as seguiram, erraram, por ignorar a posição de honra que a própria Bíblia deu a elas, achando enganosamente que se desfrutassem de um papel exatamente igual ao do homem poderiam ser mais realizadas, negando assim os padrões estabelecidos desde a Criação.

Como a experiência sempre mostra que o ser humano jamais pode fazer algo melhor ao que Deus idealizou, mas que pelo livre arbítrio, Deus deixa os seres humanos seguirem seus caminhos, ainda que fim seja a destruição, até hoje sofremos as consequencias dessa desordem. O feminismo trouxe consigo um aumento significativo dos índices de homossexualismo, depressão e descontentamento entre as mulheres.

 Nos últimos cinquenta anos, vivemos a segunda fase do feminismo, também a pior delas, vivemos uma decadência de valores e a cada dia, vemos mulheres acumulando funções, tendo que optar entre carreira e família,exercendo um papel no qual não tem a menor condição emocional de suportar.

Dentro dessa falsa idéia de igualdade, as mulheres passaram a ser objetos, impostos pela mídia, usam seus corpos como objetos  de conquista e levam uma vida deprimida e vazia. A ilusão de um enganoso feliz último capítulo, faz as mulheres acharem que esse é o melhor modelo a ser seguido.
Como diria meu esposo amado usado por Deus: as mulheres deixam de ser princesas e correm para a floresta a fim de mais um aventura, mais um "príncipe" mas um caso, mais um coração despedaçado.

Ensina-se que a mulher de verdade deve ser, antes de tudo, autosuficiente, constrói-se o mito de que a mulher só se realiza se dominar a situação. Além disso, ensina-se que a mulher deve ter um estilo tão permissivo e leviano quanto os homens do mundo. Para o mundo, a mulher deve ser autoritária e submeter todos os homens aos seus pés.

 A boa notícia é que na Bíblia podemos ter um padrão de mulher, feliz, realizada e bem sucedida, temos vários exemplos como: Débora, Ester, Priscila, Rute, etc. Não precisamos ser essas mulheres, mas podemos ser a mulher que fará a diferença e a sua própria história segundo o que Deus planejou para nós.

Vejamos algumas características de mulheres sábias segundo a Bíblia:

A mulher deve ser boa dona de casa: A Bíblia ensina que a mulher deve saber cuidar de sua casa. Em Provérbios, a Bíblia diz que a mulher está sempre pronta a dar de comer aos de casa a qualquer hora do dia (Provérbios 31:15) e não come o pão da preguiça (Provérbios 31:27).

 

Deve cuidar da sua aparência e família: Além de ser boa dona de casa, a mulher de verdade cuida bem da sua própria aparência e daqueles que dela dependem.(Provérbios 31:21-22).

 

Deve edificar com sabedoria: Ainda segundo Provérbios, a mulher deve saber edificar sua casa com sabedoria, sabendo a hora certa de agir (Provérbios 31:26). Enquanto a mulher sábia edifica o lar, a tola o destrói (Provérbios 14:1).

 

Deve ser companheira e auxiliadora idônea (Gn 2.18): Desde a Criação da mulher, Deus estabeleceu que a mulher seria uma companheira idônea do homem. E isso não coloca a mulher em posição de desonra, mas em lugar de honra e de importância única e insbstituível. A obra da Criação estava incompleta até que a mulher foi criada e com ela veio a mais bela das instituições: a família.

Deve ser intercessora: A mulher deve ser alguém que intercede por seu esposo e por sua família. Ela não se cansa de orar incessantemente por eles, e “sua lâmpada não se apaga de noite” (Provérbios 31:18).
 
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (Provérbios 31:30). Não significa ser feia ou desleixada, mas além de bela, ter conteúdo, saber conversar, falar em tom agradável, não ser escandalosa, ser um exemplo para seus filhos.

Esse é o padrão de mulher segundo a Bíblia: sábia, boa dona de casa, companheira, mãe, intercessora e temente a Deus. Não são os valores que estão em moda, mas são valores eternos, comuns às mulheres que fizeram parte da Bíblia.

 

Cabe a você mulher analisar qual o melhor modelo a ser seguido. Valeria a pena cair no engano de que a Bíblia está ultrapassada, retrógrada?
Deus te quer do jeito que você está, não importa se você caiu no engano dos padrões impostos, Ele quer te tornar sábia, você sempre será a filhinha amada, ainda que ande perdida,  Ele quer te dar a felicidade plena, peça à Ele, conte todas as suas angústias e frustrações, abra seu coração e tenha iniciativa de mudar, seja sábia para seu esposo, noivo, namorado, irmão, pai, chefe, colegas de trabalho, o mundo está carente de bons exemplos, de mulheres que definitivamente estejam dispostas a fazer a diferença.

Que Deus nos dê graça e sabedoria para sermos sábias.
Mulher Sábia
Enviado por Mulher Sábia em 22/01/2011
Reeditado em 25/03/2012
Código do texto: T2746014

Comentários

Sobre a autora
Mulher Sábia
Fraiburgo - Santa Catarina - Brasil, 35 anos
225 textos (25117 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/04/14 15:25)