RAZÃO DE SER SOLIDÁRIO

A solidariedade é uma qualidade que dignifica o ser humano. É um laço recíproco entre as pessoas, entre as comunidades e grupos humanos; é um sentimento que envolve e constrói possibilidades transformadoras.

Ser solidário é aderir, apoiar concretamente a uma causa, com princípio, valor e sentimento humano. Ser solidário é uma atitude humano e social que vai ao outro, com vontade e determinação libertadora. Ser solidário é apresentar-se ao mundo consciente da responsabilidade que vincula os seres humanos, consciente do papel que podemos representar uns para os outros: para a família, para a comunidade, para a cidade, para a humanidade. Ser solidário é ir em busca da missão, é perseguir o ideal do desenvolvimento humano. Ser solidário é ser luz, é ser ajuda, é ser muito mais do que o sistema sócio-político e econômico induz que podemos ser.

Diante de grandes tragédias sociais, o sistema mobiliza as pessoas e promove grandes campanhas de solidariedade. Mas, o grande paradoxo, a grande contradição é que o sistema, dentro do seu paradigma individualista é, na sua essência, o maior responsável pelas tragédias humanas e sociais. Pois qual é o modelo dominante e predominante no mundo? É um modelo centrado na partilha? Na distribuição eqüitativa dos bens? Na soma dos esforços e na igualdade de oportunidades? Não. O sistema ao qual estamos submetidos é baseado na desigualdade, na cultura do individualismo, na promoção da competência individual que gera cada vez mais personalidades egocêntricas, que gera cada vez mais certos protótipos humanos afeitos à guerra e não à paz, afeitos a soluções individuais e não coletivistas. Ao longo da história, a humanidade foi submetida a grandes líderes mundiais causadores de grandes tragédias. Os registros históricos dão conta de que Hitler, Stalin, Mussolini e outros viveram em famílias desestruturadas cujas relações eram de violência, submissão e desamor. O tipo de sistema ao qual estamos expostos corrói os valores humanos, embrutece as pessoas, banaliza a vida e propaga uma cultura de morte.

A ausência de uma cultura de solidariedade, que é coletivista em sua essência produz riqueza imensa ao lado de pobreza imensa. Quanta riqueza concentrada, quanto acúmulo egoísta matando e abortando a possibilidade de uma vida melhor para a imensa maioria!

Mas em meio aos caos humano e social emerge do interior do ser humano as soluções mais criativas e criadoras, os valores mais nobres e sagrados, a energia mais dinâmica e poderosa. Isto chama-se SOLIDARIEDADE! É a SOLIDARIEDADE que mais aproxima os seres humanos da idéia de um Deus amoroso e generoso e de uma crença holística pautada na dialogicidade. É a SOLIDARIEDADE que mais torna as criaturas semelhantes ao Criador. É a SOLIDARIEDADE o limite mais próximo entre Deus e os seres humanos. SOLIDARIEDADE é AMOR. Ausência de SOLIDARIEDADE é desamor. SOLIDARIEDADE é esperança, mudança, luz, chama que se propaga para combater a miséria humana e social.

A razão do ser humano é SER SOLIDÁRIO. Não ser solidário é viver sem razão. Uma comunidade que não partilha não é comunitária. Todo gesto de SOLIDARIEDADE é comunhão. Toda ação de SOLIDARIEDADE é LIBERTAÇÃO.

VIVA A SOLIDARIEDADE QUE VIVE EM NÓS!