CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

PRECONCEITO LINGUISTICO: O Que é Ensinar Português?

RESUMO:
Este texto aborda as questões pelas quais o ensino de língua portuguesa vem ao longo dos séculos passando por mudanças. Os professores estão preocupados em formar cidadãos com o uso tradicional, fundamentados em normas e regras gramaticais, que não irão ajudá-los no crescimento em um mundo totalmente globalizado..
PALAVRA CHAVE: Variação Lingüística, Gramática, Conceito, Regras, Metodologia,
INTRODUÇÃO
Esse artigo aborda o círculo vicioso no que se refere ao ensino da língua portuguesa. Durante muito tempo os professores estão cada vez mais usando o mesmo método que foi usado desde a década de 1500, época em que o Brasil foi redescoberto pelos Portugueses. .
O QUE É ENSINAR PORTUGUÊS?
Os métodos tradicionais no Brasil visam por incrível que pareça a formação de professores de português! O ensino da gramática normativa mais estrita, a obsessão terminológica, a paranóia classificatória, o apego à nomenclatura na disso serve para formar um bom usuário da língua em sua modalidade culta. [Marcos Bagno, p.119]
“Com isso pode ser observado nos dias de hoje que as aulas de português continuam as mesmas, os professores tendem a forçar seus alunos a decorar normas e regras gramaticais que de nada lhe servirão, tornando as aulas cansativas e desmotivadas. Ensina-se sem entusiasmo, pois as regras já estão na ponta da língua e as aulas não passam de uma simples reprodução do que foi aprendido pelo professor ministrante.”
 
Tekachris
Enviado por Tekachris em 08/02/2011
Reeditado em 01/08/2011
Código do texto: T2779734
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Tekachris
Paulista - Pernambuco - Brasil
92 textos (10229 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/04/14 07:17)