Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DIA DO SACI ( 31 de Outubro )



Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.


            Lenda do Saci-Pererê

Pequeno ser,negrinho,perneta,sempre pulando numa perna só,capuz vermelho vivo enterrado na cabeça, às vezes
fazendo o bem e muitas outras , o mal. Nas casas, passa infernizando os afazeres domésticos , queimando a comida,apagando o fogo no meio de uma fervura ,escondendo coisas,batendo portas e entornando líquidos. No campo , abre porteiras,espanta a criação e o gado, dispara cavalos, nos quais se compraz em traçar crinas e caudas em emaranhados difíceis de destrançar.
Este personagem, visível ou invisível, sempre soltando irritante assobios e pulando,mais conhecido no sul (também em Portugal), traz em si elementos de diferentes crenças como, por exemplo, do Kilaino, duende que , segundo registro, é "ente maléfico que mora no mato ou nos morros, assume formas diferentes (...) respondendo
aos gritos de uma pessoa e gritando para transviar quem anda no mato.
(Lenda Indígena / Bruxo-els)



florzinha
Enviado por florzinha em 31/10/2006
Código do texto: T278127
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Socorro Teixeira de Castro ( Flozinha)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
florzinha
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 64 anos
4138 textos (1195015 leituras)
5 e-livros (3402 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 10:05)
florzinha