Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Atestado de insegurança

O dicionário define a palavra ciúme como: inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade; vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação; ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem sucedido, entre outras definições. Ele é, sem síntese, um verdadeiro atestado de insegurança que cria quadros exagerados, fomenta desconfianças e destrói relacionamentos pelo clima de tensão que cria a todo momento. Cultivador da infelicidade, o ciúme altera a correta visão dos fatos, aumenta a importância de acontecimentos insignificantes, envenena a alma e desassossega o pensamento, pois que colocando óculos escuros na visão mental, tudo faz parecer escuro, sombrio, devastador.

      Por outro lado, as tentativas de domínio sobre outras pessoas, a imposição de idéias e comportamentos e a irritação ou descontrole emocional decorrentes destas tentativas ou imposições frustradas denotam a mesma insegurança, sempre fruto da desconfiança que pode ser fruto do egoísmo, do excesso de zelo, do apego, e mesmo do comportamento centralizador, controlador, que deseja dominar num modelo que não aceita ou permite alterações. Mesmo constatando a velocidade de mudanças de nosso tempo.

      São situações do comportamento humano, encontráveis em pessoas, instituições, idéias e modelos administrativos ou culturais.

      Pelos prejuízos que acarreta nos relacionamentos, nos distanciamentos que causa, que geram outras conseqüências, o ciúme deve ser tema de nossos estudos e reflexões, para dominá-lo em nós mesmos. Na verdade, o ciúme é algo tolo, sem fundamentos, pois cada pessoa é uma pessoa, com idéias, gostos, experiências, estágio de amadurecimento psicológico, emocional, cultural e moral diferentes. Como exigir que os outros pensem pela nossa cabeça? Ninguém é igual a ninguém. Estamos todos num processo de crescimento individual e coletivo, porém, não somos máquinas iguais. Esta constatação coloca à mostra uma realidade inquestionável: é pelas diferenças que se constrói o grande processo evolutivo dos filhos de Deus, que como Pai de todos, deseja o progresso e a felicidade para os filhos, exatamente através das experiências e dos valores que cada um pode oferecer...
Orson
Enviado por Orson em 01/11/2006
Código do texto: T279293
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94312 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:47)