Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CORRER PARA SAÚDE OU COMPETIR ?

CORRER PARA SAÚDE OU COMPETIR ?
FLAVIO MPINTO

Esta é uma pergunta a ser feita a quem lhe pede um conselho ou  orientação de como iniciar sua prática na corrida.
Se for para aumentar a sua capacidade vital somente, ou seja, melhorar a sua condição física, mande-o correr num ritmo que possa sustentar, a maior distância possível. Se a terminar bem ,está será a distância para ser percorrida inicialmente. Se se sentir mal ou não conseguir manter um ritmo adequado, o ideal é lembrar onde começaram os problemas e teremos a distância base. O aumento da distância ocorrerá naturalmente.
Agora se for para competir a coisa é diferente. Vários fatores influem e devem ser considerados, tais como: que prova deseja competir, distância, tempo disponível para treinamento, capacidade física do atleta, predisposição para a prova e exames físicos e médicos.
Quanto a prova, temos três opções: velocidade , endurance ou resistência. A velocidade já nasce com o indivíduo e  as demais podem ser conseguidas com o treinamento, mas esbarram na limitação biológica .
Como a capacidade de ser velocista é nata, teceremos mais comentários sobre as demais ,considerando que podem ser treinados atletas de longas distâncias adquirindo resistência através da força de vontade, dedicação aos treinamentos e espírito de luta, condições indispensáveis a um corredor de longa distância.
Os efeitos produzidos pela prática da corrida longa transcendem ao simples aspecto físico e atingem a mente, principal aliada do corredor de longa distância.
Visualize o que deseja e atire-se de corpo e alma nos treinamentos. Para tanto, o seu treinamento deverá ser dividido em três etapas:
- aquisição de capacidade orgânica, onde serão usados os métodos de treinamentos Cross promenade,Power Training, Fartlek e corridas de longa distância, que dotarão o organismo de um bom lastro fisiológico;
- aquisição de capacidade física - é o treinamento propriamente dito, visto que, receberá uma carga de exercícios  como Interval Training, Fartlek, Advanced Fartlek, e ainda o Power Training, que auxiliará o reforço da musculatura a ser mais utilizada na prova;
- treinamento específico - é onde o atleta receberá o polimento necessário para a sua prova. Será submetido a treinamentos que lhe darão o ritmo necessário para completar o percurso que se propôs.
Mas não pode-se esquecer de que tudo isto tem de ser precedido de uma boa avaliação médica.

MENS SANA IN CORPORE SANO
( originalmente escrito em 1983, quando me dedicava a corrida rústica)
FLAVIO MPINTO
Enviado por FLAVIO MPINTO em 01/11/2006
Código do texto: T279385

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
FLAVIO MPINTO
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 65 anos
530 textos (94161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:49)
FLAVIO MPINTO