Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO


  A Educação no Brasil está patinando! O Governo precisa averiguar seus métodos com urgência. No mundo globalizado o Brasil perderá muito e pagará um preço caro por não se qualificar. Hoje, tudo gira além de nossos “quintais”, precisamos ser competitivos! Em determinados países, o Ensino Fundamental equivale ao Ensino Médio do Brasil.
 Fazemos piadas, mas a dura realidade é que se o Brasil não tiver educação de qualidade, corremos o risco de sermos dominados por sociedades mais evoluídas.O Brasil deve focar seus olhos em duas vertentes:  O Governo deve mudar a Política da Educação gratuita em universidades financiadas pelo Estado e pela União. Tem muita gente andando de carro importado e estudando de graça, enquanto temos muitos alunos se  evadindo das Universidades por que não tem como pagar!
O caminho é investir em Ensino Básico para que o filho do homem de baixa renda, possa disputar de igual para igual com  aqueles que podem estudar em boas escolas. Outro problema sério são as “fraquezas pedagógicas”, professores que não possuem sequer um milímetro  de didática! Ser professor no Brasil virou festa! Qualquer um pode dar aulas, basta se destacar na profissão. Muitos nunca ouviram falar em Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky , Howard Gardner e outros educadores. Esses autores deveriam ser obrigatórios e básicos para quem resolve dar aulas, porque para nós professores eles são obrigatórios em qualquer curso de magistério ou Pedagogia.
Como pode um “professor” que não entende de métodos pedagógicos  atingir alunos com deficiências de aprendizagem e cumprir  seus objetivos? Toda universidade deveria capacitar seus professores, porque os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio , continuam com deficiências nas Universidades.
Uma sala de aula nunca foi ou será homogênea, por isso não podemos dar as aulas em formato de “pacotes’. Cada aluno que ali se encontra  é um Ser Humano, cheio de deficiências, qualidades, emoções...basta o professor ter a perspicácia de encontrá-las. Na Cooperativa de Professores e Especialistas onde leciono, tenho alunos idosos que choram porque não conseguem entender determinadas questões. Preciso aplicar métodos de aprendizagem diversos para conseguir obter êxito com esses alunos. Será que se eu fosse um ótimo profissional de outra área e não professor, eu saberia entender as necessidades desses  alunos? Dar aulas com qualidade não é tão fácil assim. O Brasil possui ótimos professores universitários, capacitados e com profundo conhecimento em didática e processos pedagógicos, mas por outro lado possui “professores” que são profissionais de sucesso em outras áreas mas nunca ouviram falar em didática e desconhecem os baldrames da Pedagogia. Mudamos isso ou estamos fadados ao insucesso!
Telêmaco Marrace de Oliveira
Enviado por Telêmaco Marrace de Oliveira em 06/11/2006
Código do texto: T284033
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Telêmaco Marrace de Oliveira
Blumenau - Santa Catarina - Brasil, 44 anos
259 textos (58293 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 16:55)
Telêmaco Marrace de Oliveira