Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tudo mesmo sobre suicídio – Orson Peter Carrara

Consagrado escritor e orador espírita amplia visão sobre o grande flagelo

 
O suicídio é mesmo um grande flagelo social. As estatísticas apontam para números que assustam. Desespero, fuga, conflitos, angústias, entre outras causas, têm fomentado o número de casos dos que desistem de viver. Porém, há implicações de ordem espiritual. Afinal, ninguém consegue o auto-extermínio, pois somos seres imortais.
Richard Simonetti, o conhecido orador e escritor espírita de Bauru, no interior de São Paulo, atinge sua 40ª obra publicada: Suicídio - Tudo o Que Você Precisa Saber.
Elaborada na forma de perguntas e respostas, no estilo Pinga-Fogo, a obra está didaticamente distribuída em Efeitos, Causas, Ajuda e Profilaxia, com subtítulos que muito chamam a atenção de estudiosos do assunto e mesmo daqueles que em algum momento tenham pensado no auto-extermínio.
O livro está muito bem apresentado, na edição da CEAC Editora, com destaque inicial para importante trecho de O Livro dos Espíritos sobre o tema, e relaciona nomes conhecidos da história, em diversas épocas e de diferentes áreas de atividades, e que mantém uma característica comum: todos se mataram.
  Os subtítulos são muito chamativos: Conseqüências imediatas, Dificuldades de desligamento, Conseqüências futuras, Bombas Humanas, Jovens, Tédio, Reuniões Mediúnicas, Vacina, Indução literária, Estatística, Transtornos com a família, entre outros que muito despertam a atenção.
A precisão das perguntas e a lucidez das respostas permitem ampliar a compreensão da questão, podendo auxiliar debatedores, pessoas que apresentam tais ameaças no comportamento e familiares que desejam auxiliar pessoas queridas abatidas e desejosas do abandono e aniquilamento da própria vida.
Há décadas Richard tem mantido coluna mensal na Revista Internacional de Espiritismo, no mesmo formato de perguntas e respostas, cujos temas são transcritos para diversos periódicos, em todo o Brasil. Outras obras do autor também têm sido publicadas no mesmo e consagrado formato, que muito facilita a consulta e mesmo excelente reflexão sobre o tema e seus desdobramentos nos subtítulos. Vale lembrar que o próprio O Livro dos Espíritos foi elaborado dessa forma.
Como ensina O Livro dos Espíritos, “(...) o suicídio não é apenas uma falta, como infração a uma moral, consideração que pouco importa para certos indivíduos, mas um ato estúpido, pois nada ganha quem o pratica e até pelo contrário (...)”, ponto em que podemos acrescentar os depoimentos aflitos e angustiosos apresentados em livros e nas reuniões mediúnicas, como bem o sabemos, de espíritos em dramáticas situações oriundas do auto-extermínio. Ilusão, diga-se de passagem, pois que ninguém consegue matar-se, pois somos todos imortais.

  Poderíamos até destacar e transcrever alguma das questões, mas o assunto é tão amplo e a importância dos questionamentos e respectivas abordagens trazem tanto esclarecimento que não saberíamos como escolher o melhor tópico para divulgar aos leitores.
Um trecho na última resposta da obra, contudo, define um caminho: “(...) Será feliz no Além quem morrer em paz com a vida, ainda que enfrentando tormentos. Para tanto é fundamental o empenho em cumprir os desígnios divinos, cultivando o bem e aproveitando, integramente, as oportunidades de edificação da jornada humana, realizações que passam longe do suicídio.”
  Melhor mesmo é indicar a leitura integral da obra, que pode ser considerada uma verdadeira medida profilática que salva vidas e evita esse desastre inútil que o suicídio. Afinal a vida é muito valiosa para ser desprezada ou esquecida... Trata-se, isto sim, de oportunidade extraordinária de aprendizado e auto-aprimoramento. Aprendamos a respeitá-la integralmente.


Orson
Enviado por Orson em 07/11/2006
Código do texto: T284624
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94306 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 20:49)