CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A importância da cidadania

A partir desta semana vamos começar a falar sobre a importância da ética e da cidadania, pois tudo o que acontece no mundo, seja no nosso País, na nossa cidade ou no nosso bairro, acontece conosco. Desta forma todos devem participar das decisões que interferem na nossa vida.
Falando em ética um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.
A participação na vida comunitária é uma importante forma de exercer a cidadania. Assim, aproveitamos nossos direitos na condição de cidadãos e ao mesmo tempo contribuímos para melhorar a nossa comunidade e o nosso país.
Há várias formar de exercer a cidadania, desde as mais simples como jogando o lixo no lixo, para melhorar as condições da nossa rua, como cobrar e reclamar por bons serviços da administração pública. Concerteza teremos bons resultados se “corrermos atrás” quando nossos direitos e de nossa comunidade não são cumpridos pela administração. Não adianta ficar parado reclamando “pelas costas”.
Quando os direitos são cumpridos, há uma boa convivência entre os cidadãos. Um exemplo: No Brasil, vigora a Lei do Silêncio, que protege contra poluição sonora à noite (das 22 horas até as 6 ou 7 horas da manhã, conforme o município). Parece uma chatice e até perda de liberdade, mas não é nada disso. Sem regras, tudo poderia virar uma bagunça. Resumindo: seguindo as regras todos saem ganhando.
Respeito é bom e todo mundo gosta! O respeito é fundamental para conviver bem com as pessoas em qualquer lugar. Precisamos saber lidar bem com as diferenças, pois vivemos em um país de variedades e contrastes culturais. Podemos encontrar em um mesmo ambiente pessoas vindas de várias regiões e países, com diferentes costumes, etnias e religiões. Mas exercendo a cidadania e o respeito mútuo, podemos nos dar bem com todas as pessoas.
Lembrem-se você dá o que recebe!!!
Um bom final de semana
Mah Bueno

mah bueno
Enviado por mah bueno em 19/03/2011
Reeditado em 24/09/2012
Código do texto: T2858234
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Mah Bueno).

Comentários

Sobre a autora
mah bueno
Brotas - São Paulo - Brasil, 24 anos
37 textos (12563 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 30/09/14 10:51)