Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BANHO ALTERNADO

“Um eficaz fortificante e antigripal”

É um banho que se toma com água ora fria, ora quente, em espaço de um minuto cada, num total de 11 (  6 frios e 5 quentes).
Este banho consegue:
Estimular a circulação sangüínea, a pulsação e as glândulas; eliminar o cansaço físico e mental; prevenir   e resolver problemas de rins, bexiga e vesícula, dissolvendo inclusive cálculos; eliminar a dor de cabeça crônica (enxaqueca), bem como inflamações, infecções e anemia;  agente contra  gripes e resfriados; fazer desaparecer a caspa, a queda de cabelos, manchas, rugas e os odores da transpiração; deixar a pessoa mais disposta e tranqüila (normalizando o sono), eliminando a depressão e o stress.
Em pouco tempo, a pele se tornará mais sedosa, jovem e macia.
Técnica do banho alternado:
1º - Iniciar e terminar com água fria.
2º - Molhe-se no 1º  banho frio de baixo para cima, pois é assim que o corpo deve receber o
      frio.
3º - Quando estiver na água fria, contraia toda a musculatura, cerre os punhos.
4º - Na água quente, fique alegre, relaxe, dê risadas e cante ( a partir do 3º e 4º minutos
      tudo fica mais fácil).
       
       É bom seguir uma fita K-7 com a gravação que facilita cronometrar e comandar o   tempo do banho.
Antes do banho alternado não deve tomar água e sim após o banho.
A temperatura indicada para a  água quente é de 44º e para a água fria, de 14 ou 15º. Se quiser passar dos 11 minutos de banho até pode, mas não passe nunca de 23 ( 12 frios e 11 quentes). Se fizer isso, sentirá fraqueza e cansaço. Menos de 5 vezes não haverá efeitos significativos.
As pessoas doentes devem tomar mais de um banho alternado por dia.
Pode-se tomar o banho alternado depois do banho de ar, mas não antes dele.
O uso de sabonetes, shampo ou qualquer produto químico deve ser muito  restrito, pois através da contração e dilatação dos poros esses produtos eliminam a camada protetora da pele, mudando seu PH e destroem a Vitamina D.

(Do livro ABC da Saúde de   DR. JONG SUK YUM – criador da Unibiótica)


Texto encontrado na Revista “Isto é” de 08/03/00, pág. 49:
Todo estímulo térmico sobre o corpo determina uma resposta dos vasos sangüíneos da pele. Ele atua ainda sobre tecidos e órgãos, mesmo distantes. O banho quente, que corresponde a mais de 39º C, faz uma vasodilatação (aumento do calibre dos  vasos), diminui a resistência vascular e a pressão arterial, produzindo  relaxamento muscular. A água quente é  tonificante e deixa a pele mais irrigada. Já o banho frio(menos de 18º C) faz uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos), aumentando a resistência da passagem do sangue e a pressão arterial. Produz acréscimo do tônus muscular, tem efeito estimulante. O ideal é a alternância entre um e outro, porque faz crescerem as defesas do organismo e evita a flacidez da pele.
Dr. Luiz Carlos Silveira – médico nutrólogo
                                       
                                          ***

Gil, estou enviando a mensagem por e-mail e ela volta. Coloco-a, então, aqui na página:

O Movimento da Unibiótica em Divinópolis é muito significativo. Em Minas Gerais temos grupos fortes e animados também em Uberlândia
 (que buscaram as orientações aqui em nossa cidade)
Aqui fazemos Domingões para passar as informações aos interessados.
Já recebemos visitas de pessoas  pertencentes  também  ao Movimento de Brasília, do Rio de Janeiro e  de Niterói.

Temos uma Lojinha,  e vou passar-lhe o endereço. A senhora Mirian Cavalcanti   é a atendente  voluntária da Loja.

Informações da Lojinha:
Sobre os banhos:
CD = R$ 10,00
Fita K-7 = R$ 7,00

O sedex fica por conta do cliente.

Segue o endereço da Lojinha:
Av. 7 de setembro, 1299 - Casa 29
Vila Ideal
CEP.: 35 500 – 011

Telefone: 037 - 3 222 5683
Horário de atendimento:
De 13h30min às 17 horas.

Um abraço. Fernanda
                                       ***

Recebi um e-mail  que aqui  transcrevo com a devida autorização. É um grande testemunho dos benefícios do banho alternado:

Oi Fernanda!
 
Obrigada pelas dicas, vão ser muito úteis! Já vou incorporar no meu dia a dia, se você puder verificar a questão da vitamina D3 eu agradeço muito. Eu infelizmente todo esses anos começava e terminava com água quente, pois foi assim que aprendi. Mas hoje comecei com o frio e pude notar a diferença, com o outro eu já me sentia bem mas com essa nova tática nem se fala. Vai ser um pouco difícil para mim no inverno porque  moro numa região muito fria dos EUA que durante o inverno faz até -20! Mas tudo bem, não vou parar. Uma coisa que eu gostaria de comentar é que depois que eu termino o banho e olho para a luz eu vejo uma luz verde em torno dela, tem dias que vejo bem nítido, já com o banho normal só de água quente não vejo nada, é interessante. Minha mãe se curou de uma doença séria chamada Dança de São Guido quando era criança  através do livro A Cura Pela Água de Luís Kühne, fazendo banho de assento com a água bem fria por 40 dias seguidos, 3 vezes ao dia, a partir daí algumas pessoas da minha família viraram adeptas da Hidroterapia, e realmente faz um bem enorme.
 
Mais uma vez obrigada, um grande abraço e bom final de semana,
Cristina
01/08/2009

                                            ***

Cara Bruna, desculpe-me a demora de minha resposta ao seu comentário sobre o banho alternado. Minha internet tem me deixado na mão várias vezes.

Eu pessoalmente gosto mais do banho de ar. O banho alternado, na época do frio,  tenho um pouco de dificuldade para tomá-lo. Sempre fui acostumada com banho quentinho.
Depois de uma caminhada, chegando suada em casa, tenho mais facilidade para tomá-lo.
A orientação que recebemos da Presidente da Unibiótica em Divinópolis, Zózima Guimarães Sales, foi de tomar primeiro o banho de ar e logo em seguida tomar o banho alternado.  Mas quanto à diferença de tempo do alternado para o de ar é mesmo uma hora. E se formos repetir o banho – qualquer um dos dois -  também devemos respeitar este tempo de uma hora.

Como as pessoas têm, quase todas aqui na região, dificuldade com  banho frio, ela ensinou-nos a tomar estas atitudes que descrevi no texto, na hora do minuto frio. E para mim até funciona bem deste modo.

Mas os dois banhos são excelentes e nos dão muita energia e bem estar.
Parabéns para você que faz uso deles.

                                               ***
Bom dia, João e Aparecida,
O  calor da água, na hora do minuto quente, é um calor suportável, não precisa ser tão quente de tal forma a  incomodar a pele.
Moro em Minas Gerais e coloco uma temperatura como se fosse um banho normal. Quase não temos inverno aqui, mas se esfria o tempo, coloco água mais quente.
O certo é molhar também a cabeça. Se a pessoa  é hipertensa, é desaconselhável molhá-la. Se a pessoa arrumou o cabelo por algum motivo qualquer ( ex.: ir a uma festa), coloca-se uma touca de plástico e deixa cair a água por cima da touca.
Vou verificar com a Presidente sobre praticantes da Unibiótica em São Paulo.
Coloquei estas informações aqui na página, mas enviarei pelo correio também caso vocês não voltem a acessar a página.
As outras informações, quanto ao melhor aproveitamento do banho, estão respondidas no texto acima. Outras dúvidas, disponha. Abraços mineiros e unibióticos.





fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 10/11/2006
Reeditado em 08/10/2013
Código do texto: T287507
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204324 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:48)
fernanda araujo