CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

COMO RESISTIR AS PAIXÕES CARNAIS

Essa tem sido e sempre será a maior batalha do cristão desde o seu novo nascimento, dizer não ao próprio "eu" isto é crucificar o “eu” diariamente.
Amado leitor devemos ver que todos os Cristãos verdadeiros, isto é os nascidos de novo, sabem que há uma guerra travada e sem tréguas. Esta guerra é levada avante pelas hostes espirituais do mal, as quais odeiam a Deus e não podendo atingi-lo se lançam em ódio cruel e incessante contra os filhos de Deus, os quais somos nós, os Cristãos.
O agente do mal satanás com os seus comandados ,seus demônios não poupam esforços, e nem estratégias e táticas a fim de desequilibrar o cristão , a família , a  igreja ,para  confundir, enganar e destruir as vidas dos Cristãos. Porém, maior do que as forças do mal e incomparavelmente mais poderoso é o Senhor que nos guarda para si, para a redenção preparada para o último dia, o dia da vinda de Cristo.
Tiago
4.1.DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
4.2.Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
4.3.Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4.4.Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
4.5.Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
4.6.Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
4.7.Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.


O segredo do sucesso é espiritual!
As tentações se focalizam nos anseios e nos desejos da carne, e ninguém está acima da tentação ou do potencial de pecar porém precisamos estar sempre debaixo da graça e da misericórdia do Senhor.(1 João 1:8). Sozinhos pelos nossos esforços não podemos e nunca conseguiremos combater tentações. A própria palavra de Paulo na sagrada  escritura nos diz claramente, a batalha não é natural, mas espiritual. Efésios 6:12-13.
Nenhuma tentação é dada ao qual não podemos suportar. 1 Coríntios 10:13
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". 2Co 5.17
 
Como evitar as paixões humanas
 

Na epístola aos romanos 8: 8 e na grande maioria das referências no Novo Testamento, “carne” quer diz respeito àquela parte da natureza humana que é fraca e voltada para o pecado, sujeita à tentação e é a área na qual Satanás ataca o bem-estar do homem. “Carne” é aquela parte do homem suscetível à tentação e propensa a pecar.
A Bíblia fala de “concupiscências carnais”. O que são concupiscências? Concupiscência ou cobiça quer dizer um forte desejo (como o desejo da grávida), anseio ou uma forte vontade de fazer algo. Gl 5: 17 diz que a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne. Significa que a natureza carnal tem um forte desejo de controlar você e o Espírito Santo de Deus tem um forte desejo de governar sua vida. Usado neste sentido, o termo “concupiscência ou cobiça”, tem o significado de um forte desejo, sem estar aplicado ao bom ou ao mau. Mas quando carne e cobiça andam juntas, o significado é sempre ruim.
Cobiça ou concupiscência carnal significa um desejo impuro, um forte desejo por aquilo que é impróprio ou proibido. É usado na Bíblia para referir-se à paixão, buscando uma satisfação imprópria ou indecorosa. É sinônimo de pecado.Vemos acima uma coletânea de pecados descritos por Paulo tais como : Deleites ,Cobiça, Inveja, Falta de sabedoria no pedir,daí vem a pergunta e   como vencê-las?
VENCENDO AS PAIXÕES CARNAIS
-Em primeiro lugar  sujeitando-se a Deus e resistindo ao Diabo. Sem a ação diabólica na sua vida,no seu lar na  igreja, não haverá lugar para guerras, pelejas e contendas.O crente deve submeter-se ao governo de Deus e não ao domínio dos deleites que em seus membros guerreiam.
-Em segundo lugar  chegando-se a Deus, estando perto de Deus, através da oração, do jejum e da intima comunhão, o cristão adquire intimidade com o Senhor. Os sentimentos maus são afastados pela presença do Espírito de Deus.A garantia que temos é de que Deus  se aproxima de nós na medida em que nos aproximamos dEle
-Em terceiro lugar purificando o coração. Davi disse que o jovem purifica o seu caminho e não peca, observando a Palavra de Deus e escondendo-a no coração (SI 119.9-11). Tiago exorta aos crentes pecadores a limparem seus corações e, aos de duplo ânimo, a purificar o coração. Isso afugenta as paixões humanas.Deus não se compraz com o crente de coração vacilante,divido entre a adoração a Ele e o amor ao mundanismo.
-Em quarto lugar sentindo as misérias (v.9). O apóstolo exorta a que os crentes carnais, cheios de inveja e cobiça,ao invés de pelejarem entre si,devem converter-se , sentindo suas misérias, através do lamento e do choro, tornando o riso da carne em pranto interior, e o gozo mundano em tristeza, atitudes essas que significam mudanças perante Deus.Ao contrario daqueles que enfatizam o prazer com o maior fruto do cristianismo,Tiago manda:”Senti as vossas misérias e lamentai,e chorai;converta-se o vosso riso em pranto ,e o vosso gozo em tristeza”.
-Em quinto lugar humilhando-se perante o Senhor (v.10). Já vimos que Deus dá graça aos humildes (v.6). Se os crentes se humilharem, Deus os exaltara. Se eles se exaltarem, serão humilhados. A recompensa dos que se humilham está em que eles serão exaltados pelo próprio Deus.Por tanto a humildade é a arma  por excelência contra o orgulho,a inveja,e as pelejas e guerras nas igrejas.
- Em sexto lugar não falar mal uns dos outros (v.11). Tiago ensina-nos que não devemos falar mal uns dos outros. Se o fizermos, passamos à condição de juízes da lei, tomando o lugar de Deus, o que é perigoso. Finalmente, o apóstolo conclui: "Tu, porém, quem és , que julgas a outrem?" (v,12bFica bem claro que as guerras e pelejas entre os crentes, como manifestações das paixões humanas, têm sido utilizadas como instrumento de perturbação da obra do Senhor. O  nosso adversário sabe que a igreja só marcha mais rápido, quando há união, amor, humildade, oração sincera e comunhão com Deus. Se ele conseguir prejudicar o clima espiritual, o caminho está aberto para o fracasso.

Lutar contra a tentação não é fácil requer esforços, mais o próprio Senhor disse “esforçai-vos”. As tentações nos assediam e estão por todos os lados, como um boxeador que espera para agredir o seu adversário. Para alcançarmos a vitória  precisamos a cada dia a cada instante nos envolvermos com o Senhor e com a sua   Palavra,  com constante oração, confissão e devemos evitar as  situações em que  venha favorecer que  as tentações. Caso elas ocorram  Deus sabe quem somos. Afinal, na pessoa de Jesus, Ele foi tentado assim como nós. Ele sabe o que precisamos fazer para derrotar o pecado. Qualquer que seja a área de maior tentação para você, peça a Deus que o ajude a reconhecer e ficar longe de situações comprometedoras. Use a palavra de Deus para mudar padrões de pensamento prejudiciais. Nós temos esta boa notícia do Apóstolo Paulo: "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" 2 Coríntios 10:3-5.

Que Deus nos ajude a evitar esses males em nós mesmos e ao mesmo tempo combatê-los.





"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne"
Gálatas 5:16
"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;"
Colossenses 3:5
"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus."
Colossenses 3:1
"Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me"
Lucas 23.9
Palhano 01/04/2011 Pr.Raimundo de Castro
Raimundo de Castro
Enviado por Raimundo de Castro em 01/04/2011
Reeditado em 16/05/2011
Código do texto: T2883308

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Raimundo de Castro
Limoeiro do Norte - Ceará - Brasil, 61 anos
28 textos (6671 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/08/14 04:05)