Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SAGRADO





SAGRADO

O que representaria par nós humanos a palavra sagrado? Derivando do latim “sacratu” a palavra sagrado tem com sinonímia, o que se sagrou ou que recebeu a consagração, concernente às coisas divinas, à religião, aos ritos ou ao culto; sacro, santo, o inviolável, puríssimo, santo, sacrossanto, profundamente respeitável; venerável, santo, que não deve ser tocado, infringido, violado, a que não se pode faltar; que não se pode deixar de cumprir,  sacratíssimo.  “O sagrado é uma experiência de presencia de uma potência ou de uma força sobrenatural  que habita algum ser, seja hominal, vegetal, mineral, com também coisas, ventos, fogo e água”. Sagrado também é uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Gorizia, com cerca de dois mil e oitenta e sete habitantes. Estende-se por uma área de 14 km2, tendo uma densidade populacional de 149 habitantes / km2. Faz fronteira com Doberdò Del Lago, Farra de Isonzo, Fogliano Redipuglia, Gradisca de Isonzo, Savogna de Isonzo. O rito, que é o aspecto litúrgico do mito, transforma a palavra em verbo, sem o que ela é apenas lenda, "legenda", o que deve ser lido e não mais proferido. O Alcorão é a maior dádiva de Deus à humanidade e a sua sabedoria é de uma espécie única, exposto, em termos breves, o propósito do Livro consiste em ser o receptor das revelações divinas, o qual restaura a eterna verdade de Deus, como guia da humanidade no caminho certo.
Só que os que pranteiam esse livro considerado Sagrado, não demonstram amor e sim conquistas materiais. O Alcorão é a palavra de Deus revelada ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através do Arcanjo Gabriel (que a Paz esteja com Ele), a qual ultrapassa a imaginação humana para se produzir uma obra desta grandeza. Os contemporâneos de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) foram, sem dúvida, os maiores mestre da língua árabe com motivos para produzir um texto sem rival. O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por forças divinas e poderes admiráveis, que agem, magicamente, são possuidores de forças maravilhosas. Uma das maiores características da sabedoria do Alcorão é que não é estática ou do tipo que não consinta qualquer inovação. É uma espécie de sabedoria que provoca a mente e acelera o coração, nesta sabedoria misturam-se o dinamismo e a movimentada força atestada pela evidência histórica, tal como no próprio Alcorão. A Bíblia também é considerado um livro sagrado pelos cristãos. Existem muitas nuanças no livro, pois é esse o seu significado.
 O Velho Testamento é da religião Judaica e o Novo Testamento dos seguidores de Cristo. Numa era muito conturbada para a Igreja - como foi o final do século IV e a primeira metade do século V - surgiram simultaneamente na Cristandade grandes luzeiros de santidade e ciência, tanto no Oriente quanto no Ocidente: “Santo Hilário Bispo de Poitiers”, Santo Ambrósio, de Milão, e a “Águia de Hipona”, o grande Santo Agostinho. Com São Jerônimo - cuja festa é comemorada no dia 30 - formam eles o ilustre grupo dos chamados quatro Padres da Igreja latina daquela época. O sagrado também tem uma representação pertinente ao ser humano, pois tudo aquilo que se guarda com amor, paixão pode ser considerado sagrado para a pessoa humana. Entre as culturas indígenas, os silvícolas designam o sagrado por palavras, como tumpa e aigres. Na região africana, inúmeros termos são considerados sagrados e na cultura hebraica, dois termos  designam o sagrado:  qados e herem, coisas de Deus que não podem ser tocados pelo homem. Na cultura grega, agnus que significa puro  e ágios ( intocável). O sagrado pode suscitar devoção e amor, no Nordeste do Brasil o Padre Cícero Romão Batista é considerado sagrado, e aí de quem duvide!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE


 



Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 11/11/2006
Código do texto: T288695
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2096 textos (759977 leituras)
1 e-livros (161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 01:19)
Paivinhajornalista