Primavera (com e sem flores)

Em que pesem as chuvas continuarem a cair insistentemente sobre Poxoréu, o clima neste início de abril de 2011 foi bastante agradável nesta cidade.

Diziam que era "o dia da mentira", mas o que tivemos foi um dia de grandes verdades, reveladas através da pena inspirada de Toninho Nogueira. Ocorreu que, na data aprazível a população presente no Plenário da Câmara Municipal Vereador Tarquínio Soares e Silva teve a satisfação de adquirir em primeira mão e devidamente autografado, o primeiro livro do Dr. José Antônio de Castro Leite Nogueira, intitulado “Primavera (com e sem flores): Crônicas Rasgadas do Cotidiano”, além de ouvir uma avaliação da obra feita, não apenas pelo autor, como também por seus convidados.

A sessão solene para o lançamento do livro foi organizada pela UPE – União Poxorense de Escritores, em parceria com a Câmara Municipal de Poxoréu. Na ocasião o escritor Toninho, como é popularmente chamado, falou dos motivos que o levaram a escrever a obra, a qual, na verdade, há muito tempo vinha sendo escrita. As histórias contadas pelo autor são acontecimentos de ontem e de um hoje bem próximo. Toninho fala da família, dos amigos e até dos não muito chegados, mas sempre com perspicácia, cortesia e muito talento, de forma que todos certamente se deliciarão com a leitura do livro, que, dificilmente, passará além do primeiro fôlego.

“Primavera (com e sem flores): Crônicas Rasgadas do Cotidiano” foi prefaciada pelo escritor Celso Antunes, autor de mais de 200 livros, entre didáticos e paradidáticos, os quais têm sido traduzido para diversas línguas. Segundo o prefaciador: “o livro do Toninho não deixa de ser a História ensinada na Escola, ao relatar tempos idos de primaveras que viraram nome de cidade. É história verdadeira, ciência e método colhido desse lindo documento, que é a vida que se viveu”.

O livro começa falando dos embaraços aos primeiros passos do autor na cidade de Primavera do Leste, no ano de 1984, quando ali ainda predominava uma população de gaúchos. E termina contando o encantamento de Primavera com a família Nogueira, ao eleger o Dr. Felipe Nogueira para ocupar uma das nove vagas do Legislativo local. Toninho conta essa história com muito amor no coração. Dá para sentir as suas lágrimas de emoção, as quais ele tem dificuldade de conter quando fala na brilhante trajetória política do filho que chegou a um patamar aonde ele mesmo até hoje ainda não chegou, o que o faz verdadeiramente feliz e agradecido ao povo de Primavera do Leste.

Há muitas outras histórias contadas no livro e outras ainda por contar. E, para aqueles que já degustaram esse delicioso petisco e estão ansiosos por mais, o autor diz já estar trabalhando em outros escritos, com novas crônicas. Aliás, ele diz que não consegue parar de escrever. E nisto ele está certo, porque escrever é mesmo um vício. O difícil é começar. Mas depois que se toma gosto, aí o difícil mesmo é parar.

Na condição de Presidente da UPE – União Poxorense de Escritores, temos a satisfação de recomendar a leitura de “Primavera (com e sem flores): Crônicas Rasgadas do Cotidiano”, do escritor Toninho Nogueira. A obra é um, verdadeiramente, um diamante de grande valor para o acervo da literatura regional mato-grossense e que, sem dúvida será uma fortuna nas vidas daqueles que a adquirirem.

Izaias Resplandes