Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A FAMÍLIA É A BASE SOCIAL


 Numa família, os seus membros costumam compartilharem de um sobrenome, o qual herdaram de seus ascendentes diretos. Numa família, teoricamente vários laços são responsáveis pela sua união; laços morais e materiais que numa reciprocidade interagem durante a vida e é repassado de geração à geração.
 A família nesse contexto, então se apresenta como um sistema. Esse sistema tem a função parecida com um "teclado de computador" na elaboração de um texto: se faltar uma tecla, vai fazer diferença!
 Quando um pai, uma mãe, um irmão ou qualquer outro membro da família não cumpre o seu "papel" dentro dessa instituição, ocorre falhas! Uma família desestruturada hodiernamente, pode produzir em seu seio, mazelas que num futuro atingirá toda a sociedade! Um filho que é "criado" sem amor e carinho, pode desenvolver uma grande afinidade pela rejeição, pela falta de auto-estima e pela insegurança! Um pai ou uma mãe ausente pode criar numa criança a sensação constante de abandono,e gerar para toda uma vida  um acanhamento perante situações sociais importantes!
  A falta de incentivos materiais e morais também tem grande influência na personalidade e formação dos filhos! Suprimir talentos na infância, geralmente geram frustações no futuro, que mais cedo ou mais tarde irão surgir em alguma situação crucial da vida adulta!
  Diferenciar filhos, pode ter dois lados: ou o indivíduo que se sentiu rejeitado cria uma "redoma" indestrutível ao seu redor e chega aos seus objetivos aos "trancos e barrancos" ou simplesmente viverá queixando pelos cantos da falta de oportunidades durante a vida!
  Seja como for, a família deve cumprir seu papel, porque quem ganhará com isso é o coletivo! Se existisse uma lei que direcionasse que a própria família deveria resolver seus problemas íntimos, uma grande parcela de dinheiro público poderia ser investido em outras áreas! Se todos os irmãos que se deram bem na vida ajudassem seus pais na velhice, não veríamos tantos idosos morrendo em asilos em condições precárias. Se os pais tivessem se preocupado e fossem educados em controlar a taxa de natalidade, possívelmente teríamos menos crianças de rua. A família é a base de tudo e o governo deve agir com políticas preventivas que eduquem as
pessoas para aprenderem a importância de viver em família!
   As famílias não devem perderem suas tradições, gerando membros e abandonando-os logo em seguida. Numa separação conjugal os pais devem também atentar para o bem estar dos filhos, fazendo de tudo para que não "respingue" neles o fruto de seus atos! Se a família fizer o seu papel, garanto que a sociedade será mais justa, igualitária e gerará mais amor no seu "ventre",  como o pólen das flores espalhados pelas abelhas, atingindo grandes extensões com um trabalho bem simples!
Telêmaco Marrace de Oliveira
Enviado por Telêmaco Marrace de Oliveira em 14/11/2006
Código do texto: T290804
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Telêmaco Marrace de Oliveira
Blumenau - Santa Catarina - Brasil, 44 anos
259 textos (58267 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 16:38)
Telêmaco Marrace de Oliveira