CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES

Você participa das reuniões de pais e professores da escola de seus filhos? Você considera importante essa atividade e consegue enxergar o que ela representa na vida escolar das crianças?
A reunião de pais e professores normalmente é vista como uma atividade sem grande importância, principalmente por aqueles que enxergam no boletim dos filhos notas e graus satisfatórios.
As reuniões de pais e professores, muitas vezes são frequentadas somente pelas mães e não raras vezes não se encontra ali muitos pais.
Participar das reuniões de pais e professores das escolas deve se tornar um hábito para todos os pais e todas as mães, sem exceção.
Mesmo que as crianças apresentem as melhores notas, que os cadernos possuam apenas anotações positivas e a agenda sirva somente para comunicados e avisos da escola, a presença do pai e da mãe na reunião se reveste da máxima importância.
Na reunião, você pai, você mãe, vai ter oportunidade de dizer ao professor qual é sua expectativa com relação ao trabalho dele, você vai conhecer como é o cotidiano de seu filho e como é o relacionamento dele com o professor e com os colegas.
O fato de estarem esclarecidos com questões dessa ordem vai proporcionar aos pais mais segurança e vai dar aos professores a certeza de que estão no caminho certo e que o trabalho realizado está sendo entendido e reconhecido. Afinal, essas reuniões pretendem ser uma troca de informações que definem interesses e responsabilidades, tudo em benefício da criança. Através das reuniões, pais e escola se tornam parceiros.
Existem vários motivos para você participar dessas reuniões. Vamos ver alguns:
- As reuniões proporcionam que você conheça melhor a escola de seu filho e, logicamente, se você conhece, fica mais fácil você colaborar com a escola.
- Você vai conhecer seu filho visto por outros olhos: professores, colegas, direção e corpo administrativo da escola. Isso vai contribuir para que você entenda o porquê de certas atitudes de seu filho, pois você vai conhecer melhor as crises da idade, quer seu filho esteja na infância, na pré-adolescência ou na adolescência.
- Nas reuniões você terá oportunidade para acompanhar o rendimento e o aprendizado do seu filho e poderá esclarecer toda e qualquer dúvida que possa ter surgido no período.
Essa interação com a escola proporciona também que os pais possam, em casa, dar continuidade a todas as atividades desenvolvidas na escola. Será estabelecida uma parceria, uma espécie de cumplicidade que vai dar à criança mais segurança, ela vai se sentir amparada e assistida.
Outro ponto importante, é que quando a criança se habitua a ver o pai e a mãe comparecendo à escola, participando das reuniões, interessados em conhecer a escola e seus problemas, vai perceber que existe uma aproximação e uma relação de confiança.
Se a escola é vista como a continuidade de sua casa, a criança vai aprender a respeitar esse espaço, contribuir com seu desenvolvimento e vai se sentir mais segura, aprender mais e se relacionar melhor.
Então pai, então mãe, vamos nos esforçar para oferecer aos nossos filhos um ambiente cada vez melhor?
Combinado. Na próxima reunião estaremos todos lá!
Rogério
Enviado por Rogério em 27/04/2011
Código do texto: T2933947
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Rogério
Ubatuba - São Paulo - Brasil, 61 anos
34 textos (7015 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/09/14 20:25)