Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OZANAM E O TERCEIRO SETOR

OZANAM E O TERCEIRO SETOR
Faustino Vicente *
O século passado notabilizou-se por importantíssimas descobertas científicas e por fantásticas inovações tecnológicas,acontecimentos que provocaram constantes transformações no mundo dos negócios e no estilo de vida das pessoas. Diante desse desafio os executivos passaram a reavaliar os fundamentos subjacentes da missão,visão,valores e políticas de suas empresas objetivando maximizar o grau de satisfação dos acionistas,clientes,funcionários e parceiros estratégicos.Uma das iniciativas que ganhou força nas últimas décadas foi a da responsabilidade social ou Terceiro Setor. A ação de voluntários em módulo educacional é o caminho mais eficaz para reduzir a desigualdade social – chaga viva da sociedade contemporânea. As congregações religiosas são,reconhecidamente,   referências históricas no exercício da caridade – uma das virtudes teologais.

Nesta oportunidade destacamos a SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo – instituição católica internacional (de leigos)  fundada,em 1833,pelo então jovem Antonio Frederico Ozanam (1813-1853),em Paris.Foi professor da Universidade de Sorbonne, faleceu aos quarenta anos e deixou uma obra social  singular. A sua exemplar vida espiritual lhe rendeu a beatificação,em 1997,pelo então Papa João Paulo II.Baseada em princípios cristãos,a SSVP tem como grandes metas a espiritualidade de seus membros, a evangelização do próximo e a promoção social e  econômica,dos excluídos.As ações vicentinas, podem  ser notadas na gestão de creches,hospitais,casas de repouso para idosos e nas visitas domiciliares aos assistidos, em campanhas humanitárias, nas atividades paroquiais e, especialmente, nas atividades diárias da sua célula mater – as chamadas Conferências Vicentinas.

A visão empreendedora do seu fundador foi responsável pela expansão do movimento nos cinco continentes e pelos seus cento e setenta e dois anos de existência. Quantas empresas da iniciativa privada,administradas por geniais executivos, conseguiram essa longevidade histórica? O segredo? Ela é orgânica,não mecânica. Ozanam - profeta do terceiro setor – viveu dois séculos à frente do seu tempo.A SSVP pode agregar valor ao gerenciamento de empresas de todos os portes e segmentos,pois tem na sua essência fundamentos organizacionais exemplares.Senão,vejamos. As atividades das reuniões semanais das Conferências Vicentinas  têm os procedimentos padronizados, que encerram uma certa semelhança com as normas ISO (Organização Internacional para Normalização) – uma das “ferramentas” da qualidade total, que pode ser sintetizada na seguinte frase: escreva o que e como você faz, e faça como você escreveu. Exemplo? Receita de bolo.A metodologia de prevenção e solução de problemas utilizada, lembra o CCQ – Círculos de Controle da Qualidade – técnica criada em 1962 pelo saudoso Prof.Kaoru Ishikawa. São equipes de trabalho que caracterizam a gestão interativa.Exemplo? Jogo de vôlei.

A revolução dos meios de comunicação, e a mobilização evolutiva da sociedade, levarão a classe política e empresarial a oferecer provas reais,até 2015, das ações práticas que estão desenvolvendo para a melhoria dos indicadores, das oito metas do milênio.Essas metas, estabelecidas em 2000 na ONU, por 191 países signatários, são:erradicar a fome e a extrema pobreza; universalizar o ensino básico; promover a igualdade entre os sexos; conter a mortalidade infantil; melhorar a saúde da mulher; combater as doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.

A tendência do mercado é o surgimento de um consumidor  que passe a adquirir produtos e serviços de qualidade comprovada, não apenas pelo marketing social da empresa, mas  pela  postura ética, e  pelo compromisso com a Qualidade de Vida, que ela evidenciar.

*   Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos –
     e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.+55-011-4586.7426 – Jundiaí (Terra da    Uva)  - São Paulo - Brasil
Faustino Vicente
Enviado por Faustino Vicente em 30/06/2005
Código do texto: T29445
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Faustino Vicente
Jundiaí - São Paulo - Brasil, 80 anos
8 textos (748 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 22:51)