Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escritor pilarense será empossado na ASL


O escritor, poeta e cronista pilarense Jairo Valio, 72 anos, será empossado como membro da Academia Sorocabana de Letras (ASL), em solenidade agendada para o dia 2 de dezembro, às 10h, na sede da ASL, na esquina das ruas Comendador Oeterer e Major João Elias, na Vila Carvalho. Valio ocupará a cadeira número 14, cujo titular foi o escritor pernambucano Alcides Nicéas. E escolheu como patrono o escritor e poeta Ascenso Ferreira, também nascido em Pernambuco.

Autor do livro Nascente das Águas, editado pela Ottoni Editora, de Itu, e lançado em novembro de 2005, como um tributo à Pilar do Sul, sua terra natal, Valio tem mais de 50 crônicas publicadas no Cruzeiro do Sul, e também escreve para O Jornal, de Pilar do Sul.

Nascente das Águas é uma obra de caráter biográfico e histórico, fruto de cinco anos de trabalho, entre pesquisa e elaboração do texto. A história de Pilar do Sul, desde a sua fundação em 1891, por João Batista Ribeiro, até os dias atuais, a exuberância da natureza da região - com suas cachoeiras, rios, mata, o clima -, e os momentos mais marcantes de sua trajetória como município, são retratados em detalhes nas 367 páginas que formam o livro.

Valio destaca a economia da cidade, baseada na agricultura, pecuária e, principalmente, na fruticultura; a vida esportiva e as proezas da Associação Atlética Pilarense, time onde jogou como meia de campo; a religiosidade do povo pilarense, as famílias tradicionais, as entidades beneficentes e assistenciais, e as figuras folclóricas de Pilar do Sul, entre outras.

O autor selecionou 212 ilustrações, entre fotos (muitas delas cedidas pela Secretaria de Turismo) e reproduções de documentos raros, inclusive atas de 1891, que evidenciam ainda mais fatos históricos, políticos, econômicos e sociais da cidade. E tornam essa obra uma referência singular para estudiosos, estudantes e pesquisadores interessados em aprofundar conhecimentos sobre o município de Pilar do Sul e sua importância no contexto regional, estadual e nacional.

A história da cidade mescla-se com a do próprio autor e de sua família. O pai de Jairo Valio, Gabriel Valio, foi prefeito por duas vezes e também por duas legislaturas atuou como vereador, além de ter sido delegado de polícia, maestro da banda Lira Pilarense e juiz de paz. À mãe, Maria da Conceição Valio, o autor também dedica um capítulo especial do seu livro, evidenciando a sua religiosidade e o seu comprometimento com as ações sociais, não somente nos períodos em que foi a primeira dama da cidade, mas durante toda a vida. Outro capítulo é dedicado ao seu tio José de Paula Rosa (tio Zuzu), dono do Cine Pilar e que tinha como característica ser um adulto com espírito de moleque, conta Jairo Valio.

Sorocaba em destaque
Aos 15 anos de idade, Jairo Valio veio morar em Sorocaba, para estudar e aqui constituiu família. A esta cidade dedicou o capítulo Sorocaba que me acolheu e no qual relembra como ela era na década de 50, a sociedade da época, a arquitetura dos casarões e dos prédios, o comércio, as indústrias, o vai e vem dos bondes deslizando sobre os trilhos no cenário urbano.

Os esportes, principalmente o basquete masculino e feminino, o futebol do Esporte Clube São Bento também merecem destaque no livro. Nascente das Águas tem referências, ainda, à Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), ao místico João de Camargo, entre outras figuras relevantes da história local. E mostra a Sorocaba de hoje, moderna, progressista e bem cuidada, diz o autor.

Em Sorocaba, Jairo Valio foi gerente de vários bancos, atuou em projetos sociais, principalmente a Pastoral do Menor e a Pastoral da Criança, e como vicentino, por mais de 34 anos. Em junho de 2002, foi-lhe concedido o título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador Francisco Moko Yabiku.

O livro como um todo dedica especialmente à família. À primeira esposa, Ondina Rosa Valio (falecida) e à atual, Eva Ribeiro do Nascimento; aos filhos Fátima Aparecida Valio Notari Gomes (casada com José Antonio), Roberto Tadeu Valio (casado com Taís Falcão), e José Ricardo Valio (esposo de Andréa Rosemberg); aos quatro netos, João Gabriel, Mariana, Bruno e Vítor. O livro Nascente das Águas custa R$ 30,00 e pode ser solicitado pelos telefones 3202-8611 ou 9135-2592 ou e-mail: ricardo@valio.com.br. O escritor Jairo Valio antecipa que pretende publicar um outro livro, desta vez, de crônicas e poesias.

Cida Vida - Jornal Cruzeiro do Sul
http://www.jcsol.com.br/2006/11/28/28B525.php
Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 28/11/2006
Código do texto: T303803
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Douglas Lara
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 78 anos
517 textos (131783 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:33)