Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Comentário O Código da Vinci

Já era de se esperar que o filme "O Código da Vinci" conquistasse um enorme sucesso misturado a muita polêmica. Desde os saquinhos de pipoca até as filas abarrotadas nos cinemas, o objetivo da multidão era o mesmo: descobrir os segredos de uma trama que tem causado tanta repercussão.
O livro (que vendeu sete milhões de exemplares nos EUA) e o filme (recorde de bilheterias) se baseiam na afirmação de que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena, com quem teve uma filha. Este fato teria sido supostamente silenciado pela Igreja ao longo dos séculos, através de assasssinatos e guerras. O Graal, a que se refere a famosa novela de Cavalaria A Demanda do Santo Graal, supostamente o cálice que Cristo usou na Última Ceia, seria, simbolicamente o filho que Madalena carregava no útero.
O filme é um trilher policial contendo, charadas, códigos e anagramas, o que requer muita atenção, principalmente por parte daqueles que não tiveram acesso à leitura do livro.
A presença do ator Tom Hanks, interpretando um simbologista e professor da universidade Harvard é precisa e marcante. É importante ressaltar também o especial destaque de Da Vinci, não só por aparecer no título. Suas obras como o afresco da Última Ceia estariam repletas de alusões à companheira de Jesus. E a Opus Dei, organização católica ultradicionalista, assumiu o papel de vilã no decorrer de toda a história.
Custa-nos acreditar que uma ficção, em tempos pós-modernos, tenha causado tanta polêmica. Não estamos numa época de ditadura, repressão e nem podemos nos negar ao direito de assistir, escutar, ler ou dizer o que bem quisermos. A verdade é que todo mundo adora uma conspiração, pois o segredo do sucesso é exatamente o mistério. E o filme e o livro são uma ótima opção.

Artigo publicado no Jornal "A Folha Mimosense".
por Renata Mofati (Renascer)
Renata Mofati
Enviado por Renata Mofati em 29/11/2006
Reeditado em 29/11/2006
Código do texto: T304586
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Renata Mofati
Mimoso do Sul - Espírito Santo - Brasil, 34 anos
125 textos (15446 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 06:01)
Renata Mofati