Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre a importância do futebol

Tenho certeza que uma grande parte da população atribui uma importância exagerada ao futebol, mesmo assim, ou talvez exatamente por isso, não se pode negar a importância desse e de outros esportes em nossos dias.

Em alguns países, notadamente Itália e Espanha, investimentos vultosos, faraônicos, vêm sendo realizados há décadas com o intuito de engrandecer ainda mais o futebol, o que sugere a muitos uma inflação exagerada.

Penso que há sabedoria nesse modo de agir.

As quantias pagas em transações de jogadores parecem não resistir nem mesmo a uma análise superficial. No entanto, quando se analisa as transações ocorridas uma ou duas décadas atrás, elas parecem ingênuas e baratas. Refiro-me às transações que causaram espanto em suas épocas. O mesmo acontecerá, quase sem dúvida, com os contratos milionários que hoje causam espanto. Em poucos anos todos concordarão que nem mesmo os times espanhóis têm pagado quantias tão avantajadas quanto se alardeia, acredito até que, no futuro, as quantias atuais parecerão um tanto módicas.

Inúmeros fatos devem contribuir para tal, entre eles cito o seguinte.

Existe hoje uma enorme quantidade de marcas e produtos competindo pela atenção do consumidor. Frequentemente, produtos de qualidade não são vendidos, simplesmente pelo fato de serem desconhecidos. Dificilmente alguém compra uma televisão de uma marca desconhecida, o mesmo vale para a maioria dos produtos.

Uma nova empresa, mesmo apresentando produtos de extrema qualidade, terá que se fazer conhecida do público, ou perecerá antes mesmo de ter seus produtos testados.

Um caminho simples para uma nova empresa consiste em se associar a um time de futebol. Tendo seu nome estampado nas camisas de um grande time, rapidamente a marca adquire uma visibilidade do tamanho da do clube patrocinado.

Só esta consideração econômica é suficiente para justificar os altíssimos valores acordados nas transações futebolísticas.

Quanto aos times brasileiros, só agora estão percebendo tais fatos.

Nossos jogadores ensinaram a técnica brasileira aos europeus. Logo haverá craques do nível dos brasileiros por vários países da Europa.

Os times europeus saíram na frente, e são mais conhecidos internacionalmente que os brasileiros, não precisava ser assim.
Gustavo Gollo
Enviado por Gustavo Gollo em 24/06/2011
Código do texto: T3054769

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gustavo Gollo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
408 textos (133396 leituras)
2 áudios (41 audições)
11 e-livros (6997 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 16:13)



Rádio Poética