Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DOUTRINA ESPÍRITA

DOUTRINA ESPÍRITA


A Doutrina Espírita, apesar da discriminação dos neófitos, cresce com uma velocidade vertiginosa. Dizem os que não professam essa religião, que o Espiritismo mantém em suas atividades doutrinárias, bruxarias, feitiçarias e outras mazelas que na realidade partem de leigos. “Querem incriminar uma religião que surgiu no berço da civilização na França, e tem como fator primordial: “Fora da Caridade de não há Salvação”, e daí de graça aquilo que recebestes de graça”. Não vai aqui nenhuma discriminação, pois aceitamos o ponto de vista e a crença de qualquer pessoa ou grupos religiosos, mas é de bom alvitre que esclareçamos de quem usa tais nuanças são nossos irmãos, “Umbandista e da Macumba”. São sincretismos religiosos que trouxeram de seus antepassados e por isso mesmo, não temos direito de discriminá-los, pois é questão de fé e cultura religiosa. Os espiritistas são trabalhadores da última hora e exercem a caridade todos os dias, o dia todo.
 Convenhamos que a caridade sem fé seja morta, mas relembramos que a caridade também só é válida quando feita com amor. Espíritas e Espiritualistas são a mesma coisa? Não. Todo espírita é espiritualista e nem todo espiritualista é espírita. Mas o ponto em comum é que os dois acreditam na vida após a “morte”. Já para o espírita a “morte” não existe, é apenas uma passagem da vida material para a espiritual. Esse processo se dá no exato momento do falecimento, um corpo semimaterial que inclusive já foi provado pela ciência, chamado corpo bioplasmático, que Allan Kardec chamou de Perispírito, se liberta do corpo inerte.  Para o Espírito de nada serve mais, só para os vermes que o consumirão, porém depois de um tempo na erraticidade, o Espírito voltará num corpo novo, é a reencarnação. Afirmam também os neófitos que para o espiritismo Deus não existe? Outra inverdade: a questão número 1(um) dos Livros dos Espíritos está lá para quem quiser ver: “Que é Deus”? Os Espíritos Superiores respondem: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”.
Deus é infinito? Que deve entender por infinito? “O que não tem começo e nem fim: o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.” Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito? “Definição incompleta”. “Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens”. Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. “Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa  não conhecida por uma outra que não o está mais do que a primeira. ”Outro questionamento que é muito indagado dos espíritas”: “ Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai à causa de tudo o que não é obra do homem  e a vossa razão responderá.” Para crê-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que nada pôde fazer alguma coisa. Quem estuda com afinco as obras da Codificação Espírita vai encontrar muitas verdades provadas cientificamente, e com toda veemência afirma: “Quando a ciência provar que a Doutrina Espírita estiver errada que fiquem com a ciência”, e o mais importante é que até agora a ciência não teve forças e respaldos para tanto. Existem Espíritos na vida real? Primeiro temos que avaliar se existe vida irreal. “Eventos paranormais e espirituais estão em alta, pelo menos, no que depender das novelas “da rede Globo.” Não é só o rol global que se preocupa com a espiritualidade, mas filmes, revistas científicas, a ciência, cientista e exegetas de todos os matizes”.
Aqueles espíritos que em vida foram muito apegados a coisas materiais, não se convencem facilmente de que estão desencarnados e permanece no orbe provocando os encarnados a prática de atos delituosos, como o suicídio, aborto, o uso discriminado de drogas, depressão, obsessão entre outras mazelas. Convenhamos que nos hospitais psiquiátricos existam muitos perturbados mentais. Na realidade estão na situação de obsidiados, e um tratamento espiritual, acompanhado do tratamento médico reduziria essa população de doentes drasticamente. Os Espíritos se comunicam através do pensamento e usam uma substância para se materializar, o ectoplasma, a mesma substância que Jesus usou para a sua materialização depois do desprendimento de seu Perispírito. Os obsessores costumam está em diversos lugares, pois se locomovem com a mesma velocidade do pensamento. E pode deixar sinais de tonturas, insônia, apatia, bruxismo(ranger dentes), mau humor, cheiro esquisitos sem explicação plausível, calafrios, oscilação de corrente elétrica e deixar as crianças hiperativas. É pura realidade e não utopia; “Quando um ser encarnado consome álcool e drogas, é naturalmente acompanhado por um espírito obssessor, que suga a sua sensação de prazer”.
 A pessoa quando se torna depressiva sempre está acompanhada de um Espírito Obsessor, visto que os fluidos negativos ativam o estado de depressão a maior rispidez. Dizer que roupas marrons e filmes pesados atraem espíritos ruins para pessoa de um ser encarnado é utopia. Isso só existe na cabeça dos incrédulos. Tomar banhos com sabonetes azuis, usar peças de roupas da mesma cor, sal grosso, freqüentar boates e cemitérios, esparadrapo na barriga são procedimentos de quem têm superstições. Mas que resolve fazer orgias em local inadequado, inclusive em cemitérios são normalmente acompanhados por espíritos inferiores que durante o tempo em que estavam encarnados praticavam esses atos delituosos. Muita gente fala em premonição, palavra que vem do latim praemonitione, sua sinonímia é sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer; pressentimento e circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. Pode ser um tipo de mediunidade, ressalte-se que todos somos médiuns em maior e menor escala, a mediunidade não é exclusividade do espiritismo. Sem sempre quando em sonho se previr a morte de alguém é notório que isso vá acontecer, pois os sonhos têm diversas fases e inclusive uma delas é o sonho mediúnico. Os suicidas são os que sofrem mais no desencarne, pois querem se livrar do sofrimento material.
Esquecem ou não sabem que sofrerão muito mais no plano espiritual. Suicida não é só aquele que tira a sua vida na hora que quiser, existem os suicidas em potencial: Os fumantes, os bebedores compulsivos, os usuários de drogas e até aqueles que são viciados em sexo, esse tipo de suicídio é o considerado lento. Muita gente diz ter medo de alma, isso significa que a pessoa tem medo dela mesma, pois a alma nada mais é do que o Espírito encarnado. O Espiritismo tem resposta para tudo, mas para entendê-lo existe a necessidade do ensino sistematizado dessa doutrina, pois existem muitas almas que dizem conhecer a espiritualidade e passa a falar baboseiras somente para confundir ma cabeça das pessoas. Espírita vigie e ore, ide e pregai.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES/MEMBRO DA ACI/ACADÊMICO DA ALOMERCE

   
Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/11/2006
Código do texto: T305749
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2096 textos (760165 leituras)
1 e-livros (161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:23)
Paivinhajornalista