CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A educação começa na família....

     Quando nos encontramos frente às salas de aula e observamos os olhares de quem está ou é aluno, sempre  vem à cabeça a imagem dos familiares! Há quem pense que a escola tem a obrigação de educar , quando na verdade, o objetivo é o de desenvolver cidadãos criativos, bem adaptados e felizes... promovendo, num universo de grandes informações, um complemento da base original de valores constituídos pela família! Desprezar ou não refletir sobre esse ponto é negar o propósito dos relacionamentos e integrações entre família e escola, num processo contínuo de troca e formação da aprendizagem. Aprendizagem essa, que se bem definida, levará à formação de bons e confiáveis profissionais! Afinal, quem gostaria de ser operado por um médico mediano, filho mal amado... Certamente, todos já têm a mesma resposta a esse questionamento. Lembro-me bem...
houve época em que os professores eram verdadeiras fortalezas de respeito e sabedoria em salas de aula; hoje, amanhã, talvez, quem sabe?! São tantos os deslizes e despreparos atuais... Nas famílias de tempos atrás... as mães sempre acompanhavam a educação de seus filhos em tempo integral, enquanto os pais garantiam o sustento da casa... É, como tudo mudou...
  Não se trata de me incluir no esteriótipo de  ser machista ou feminista e sim, de levar o leitor a uma reflexão sobre essas mudanças e suas consequências para cada geração de crianças e jovens em formação...Quem será o responsável pelo caos educativo pelo qual estamos passando?! Todos acabam tendo uma parcela de responsabilidade e  são frutos, também,  de toda essa complicada rede de modernidade... transformações violentas e muitas vezes incontroláveis, confortando e ao mesmo tempo assustando!
  Aonde queremos chegar?! A esperança, palavra que tanto nos encanta, deverá retornar ao seio familiar e recriar,na educação dos filhos, um elo real com a educação?! Será que ela começa na família e vem abraçar na escola, a palavra cidadania?!
  Vamos vestir a idéia da educação globalizada pela internet, numa busca contínua pela educação da família, onde os valores sempre devem nascer!
  Vamos criar e recriar cidadãos e profissionais cada vez mais humanos, competentes e comprometidos!
  Assim, caro leitor,tudo começa e termina com a família! Pense nisso...

ROGERIO MARTINELLI
Enviado por ROGERIO MARTINELLI em 30/06/2011
Reeditado em 30/06/2011
Código do texto: T3067467
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
ROGERIO MARTINELLI
Americana - São Paulo - Brasil, 49 anos
46 textos (2853 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/09/14 12:51)