Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"COMPREEDER E EDUCAR CRIANÇAS DE MANEIRA SAUDÁVEL : UMA CONQUISTA POSSÍVEL"

Compreender como a criança pensa e enxerga o mundo em que vive é imprescindível aos adultos que procuram um relacionamento saudável, honesto e prazeroso com os pequenos.
Estudos psicológicos mostram que durante a infância começamos a construir o conhecimento e na idade adulta compreendemos o sentido de nossas vidas. Mas, muitos pais esperam que a meta de seus filhos aconteça de acordo com suas expectativas, esquecendo de respeitar a verdadeira vontade ou tendência dos pequenos.
Inicialmente é importante reconhecer que a criança possui uma lógica própria que é coerente para si e que pertence a um mundo fantástico, muitas vezes dificulta a sua relação com o mundo real.
Ao reconhecer que o pensamento da criança está assentado em ações, fica evidente que a mesma precisa agir para posteriormente compreender determinados fatos.
Ao respeitar seu ponto de vista é possível conquistar sua confiança e abrir caminhos para desafios que favoreçam seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
É comum também em salas de aula, encontrarmos professores ansiosos em vencer o conteúdo solicitado, desqualificando a importância de oferecer situações que motivam a criança a construir, a criar. Cabe ressaltar que é imprescindível ir ao encontro do real interesse da criança para que a mesma mobilize sua atenção e pensamento para certas atividades que permitam o desenvolvimento e construção de inteligência da mesma.
Oferecendo atividades para a criança representar (jogos de faz-de-conta, desenhos, teatro, modelagem, atividades motoras) solicitando que justifique suas ações, viabilizam-se condições para que a criança estabeleça relações cada vez mais lógicas.
É representando que a criança constrói seu conhecimento, logo, permitir e observar a maneira como ela brinca, partir das suas ações, sem interferência de adultos, facilita uma futura e imprescindível avaliação dos progressos da mesma. Outra forma de representação é encontrada a partir do contato com obras literárias infantis, pois assim professores e pais podem viabilizar encadeamento de idéias, uma vez que num contexto agradável e prazeroso é possível aproximar a hipótese da criança ao código escrito. Oferecendo à criança o encantamento, o mundo mágico das histórias, a literatura canaliza fantasias e sonhos, mobilizando sua inteligência para alterar conflitos minimizando assim medos e angustias de modo construtivo. O diálogo ou a representação baseados nas histórias lidas ou contados poderá revelar conflitos emocionais internalizados pela criança, assim, ao identificar-se com personagens ou ações a mesma tem a possibilidade de criar novas hipóteses aproximando-se cada vez mais do mundo real estabelecendo novas relações,além de obter condições de refletir sobre os limites da ficção e realidade.



Lilian Maria Nakhle
Psicopedagoga / Neuropedagoga
Educadora / Psicoterapeuta


LilianNakhle
Enviado por LilianNakhle em 02/12/2006
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T307942
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
LilianNakhle
São Paulo - São Paulo - Brasil
85 textos (59908 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/17 02:51)
LilianNakhle

Site do Escritor