CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O LÚDICO ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLAVEIS.

               
                                                             
                                                               ¹MATILDE G. CALIXTRO

¹Graduada em Eduacação Física
pela Universidade do Estado de Mato
Grosso - UNEMAT Tangará da Serra.
Pós-Graduação em Psicopedagogia,
Educação Infantil e Séries Iniciais.



RESUMO

O projeto Brinquedo sucata foi desenvolvido em uma Escola Municipal de Tangará da Serra-MT, cuja finalidade foi explanar de forma  lúdica como podemos reutilizar materiais sucatas que serão descartados  no lixo, para que possamos de forma criativa confeccionar brinquedos. É fundamental destacar a importância de preservar o meio     ambiente, pois o lixo urbano é um dos  principais  poluentes do nosso    planeta, constituindo sérios problemas  para a  população, principalmente em grandes cidades, por isso é necessário a reeducação e comprometimento do cidadão.
  Palavras-chave: brinquedo, sucata, lúdico.

INTRODUÇÃO

A sociedade  consome grande   quantidade  de produtos que vêm em embalagens descartáveis. No entanto, a maior parte dos produtos são inutilizados e lançados fora, o qual pode conceituar de sucata. Destaca-se que a sucata pode ser reaproveitada com criatividade na construção de  brinquedos, jogos  educativos e até mesmo objeto de arte. O projeto brinquedo sucata vem de encontro com a necessidade de reciclar e proporcionar um ambiente favorável para explorar a criatividade de nossas crianças. Quando a criança constrói seu próprio brinquedo ela também constrói seu próprio mundo. Os  brinquedos  são ferramentas que contribuem para esta construção.
Deste modo, a  criança  começa a  desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando a criança tem acesso a brinquedos e oportunidade para confeccioná-lo, e ao mesmo tempo interagindo  com  outras crianças, destaca-se  a  experiência que enriquece a sua sociabilidade e capacidade, resultando em seres humanos criativos colocando em prática sua imaginação.
É necessário conscientizar primeiramente o que se pode reaproveitar do lixo que o cidadão descarta em qualquer ambiente. O brinquedo-sucata faz com que as crianças valorizem sua participação na confecção dos jogos educativos gerando também a interação entre os educando. O valor do brinquedo-sucata é a sua fabricação, o que resulta em brincadeira. Por ser um brinquedo não-industrializado, a brincadeira com a sucata só pode acontecer com a ação da própria criança, contando com o auxílio do professor. Através da interação da criança com o brinquedo possibilita a mesma desvendá-lo, ressignificá-lo, pois é um objeto que possui diversos significados.

METODOLOGIA
O presente projeto será realizado através de oficinas onde as crianças terão a oportunidade de explorar diversos materiais através de sua criatividade e imaginação. A socialização entre os participantes e a interação dos professores será efetiva, onde o trabalho realizado ocorrerá por meio de ajuda mútua para que se consiga o sucesso esperado.
As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana no período vespertino, com sucata trazida pelos alunos ou recolhidas na própria escola, professores e demais funcionários da instituição também participarão de coletas de materiais para a realização das oficinas. É essencial promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, reutilizando materiais coletados em suas residenciais ou nas ruas, favorecendo a preservação da natureza.
CONCLUSÃO
No decorrer do projeto as crianças tiveram a oportunidade para construir diversos brinquedos através de materiais que seriam jogados no lixo, reaproveitando de modo criativo. No entanto, obtiveram conhecimento de como é fundamental respeitar e preservar o meio ambiente, visto que, o assunto mais comentado atualmente no mundo é sobre a reciclagem. Deste modo, o projeto brinquedo sucata proporcionou de forma lúdica a conscientização do meio em que vivemos.
Durante as oficinas foram confeccionado diversos brinquedos como: carrinhos, pé de lata, binóculo, vai-vem, ”bolha de sabão”, jogo de tiro ao alvo, boneco articulado, peteca, bimbolque,copobool,bolita na pet,cavalo,cesta surpresa, etc.,todos construídos com sucata: garrafa pet, lacre de garrafas, rolo de papel higiênico, tampinha de pet, latas de vários tamanhos, retalhos de E.V.A,cabo de vassoura, penas, entre outros materiais.
Os objetivos propostos foram alcançados. Foi utilizado o método demonstrativo, no qual as professoras explicavam e ao mesmo tempo confeccionava o brinquedo de modo que, as crianças observavam atentamente e em seguida construía o brinquedo com criatividade. Podemos constatar que foi novidade para os participantes as oficinas desenvolvidas, ou seja, confeccionar os brinquedos com sucata, os mesmos relataram que com apenas tampinhas de garrafas podemos construir algo para brincar. No entanto, o projeto foi desenvolvido com sucesso, pois não obtivemos dificuldade alguma para executar as oficinas e até mesmo no que diz respeito ao convívio com os alunos.
Portanto, enceramos o projeto sucata com satisfação, pois conseguimos deixar nossa mensagem através da pratica, ou seja, sensibilizar, conscientizar de como é de fundamental importância preservar o meio em que habitamos através da reciclagem para que possamos garantir um futuro melhor para nossas crianças.
Matilde Calixtro
Enviado por Matilde Calixtro em 19/07/2011
Reeditado em 13/09/2011
Código do texto: T3105537

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Matilde Calixtro
Tangará da Serra - Mato Grosso - Brasil
1 textos (2299 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/09/14 08:14)