CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
Teto de escola em Alagoas desaba durante aula

  Foto Emanuelle Vanderlei-SINTEAL
 
O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente. Mário Quintana

“O teto da escola estadual Dom Constantino Leurs, na cidade de Campo Alegre, agreste de Alagoas, desabou na noite desta quinta-feira e deixou 19 alunos feridos. As vítimas são estudantes do segundo ano do Ensino Médio que assistiam a uma aula de História no momento do acidente.”
http://reporteralagoas.com.br/noticia_cidades.php?cd_secao=1106
 
       Uma tragédia anunciada. A notícia do teto da escola desabando sobre alunos e professora no município de Campo Alegre (85 km de Maceió) é o retrato do descaso que anunciamos e denunciamos inúmeras vezes.
    Vou transcrever aqui parte do artigo O Retrato do descaso na oferta dos serviços públicos em Alagoas – O caso da Educação publicada em 17/04/2011. Não profetizei nada!
    “No caso das escolas públicas de Alagoas há muito tempo que a situação é de agonia explícita a despeito de todo discurso da mídia paga (com nosso dinheiro) pelos governos, de que nunca se fez tanto e se trabalha mais para quem precisa...
     O retrato das escolas públicas de Alagoas é o do descaso e se acharem que estou exagerando vão conferir, pois quem sabe verão o que quem é serio vê, pois mesmo aquela de aparência razoável ou muito boa, tem sérios problemas.
     A começar pela precariedade da infra-estrutura física das escolas, considerando telhado, pintura, piso, redes hidráulica e elétrica, sanitários, bebedouros, etc. Depois de alguns dias de chuva, escolas "davam choque”, colocando em risco a vida de estudantes e servidores que ali estavam. Sem contar que lixo na porta, rachadura e cupim em parede parecem fazer parte da decoração...”
  http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2914672
      Será que vidas terão de ser sacrificadas para serem tomadas as medidas cabíveis? Será que não basta amargar os índices perversos de exclusão e abandono, não basta sempre aparecer na imprensa no ranking do que há de pior?
      Não consigo deixar de pensar que tudo isso poderia ter sido evitado. Se outras tantas escolas que estão sem condições de receber alunos, mas continuam de portas abertas também não forem vistoriadas e interditadas a tragédia anunciada poderá ser em maiores proporções.
     "O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons." Dizia Martin Luther King. Preocupa-me que a sociedade alagoana pouco se pronuncie sobre o quadro da educação em Alagoas... Será que precisaremos de uma tragédia maior que essa para que se importem?
 
EDNA LOPES
Enviado por EDNA LOPES em 05/08/2011
Reeditado em 05/08/2011
Código do texto: T3141970

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Edna Lopes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
EDNA LOPES
Maceió - Alagoas - Brasil, 51 anos
1205 textos (303928 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/09/14 23:14)