Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Hoje dia 03 - Dia das Abelhas. Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel.
As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas, pertence à tribo Meliponini. O mel foi a primeira substância adoçante conhecida da Antiguidade.

A apicultura que é a criação de abelhas melíferas (produzem mel), já é praticada há muito tempo, os egípcios documentaram isso pela primeira vez no ano 2600 a.C, por meio de inscrições funerárias nas pirâmides. Na evolução da vida, as abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos, junto com o desenvolvimento das flores. Desde então, esses dois grupos biológicos mantêm intensa relação de dependência recíproca (simbiose): a abelha encontra nas flores o néctar e o pólen indispensáveis à sua sobrevivência; por sua vez, uma parte do pólen adere ao seu corpo e é transportada para longe, onde irá fecundar outra flor.

Já o néctar vai para o papo ou "estômago de mel" da abelha, onde a ação de enzimas salivares inicia sua transformação em mel. Levado para a colméia, este é expelido e armazenado nas células.
O sabor do mel e sua tonalidade variam de acordo com a planta de onde é extraída a matéria-prima para sua produção, denominada “florada”.

Parabéns aos Apicultores.

verita
Enviado por verita em 03/10/2011
Código do texto: T3254354

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
verita
Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, 65 anos
1758 textos (51441 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/11/14 20:55)
verita



Rádio Poética