CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Questionário sobre o filme: A história das coisas

Questionário aplicado para tal filme, seguido do gabarito.

1) O que você entende por consumo? Você compra só o necessário ou também compra o supérfluo?

R: O consumo é o ato de comprar um produto, pagar por um serviço ou adquirir um bem. Compro somente o necessário, o pouco que sobra somente gasto quando preciso comprar outro produto.

2) O tema do vídeo trás informações importantes para os indivíduos na sua vida cotidiana?

R: Sim, este vídeo ao mesmo tempo que ensina as pessoas, crítica os principais responsáveis pela manutenção deste sistema. Se eu compro uma blusa por 3 reais, mesmo sabendo que seu custo não pode ser tão barato, em algum lugar do ciclo desta produção, alguém sofre as conseqüências, como por exemplo, trabalho escravo em países pobres.

3)A partir da linha de pensamento exposta no vídeo:
Extração  Produção  Distribuição  Consumo  Reciclagem/Seleção:
E a última sugestão do gráfico, o que podemos afirmar sobre este tema?

R: Nós, temos o dever de selecionar e somente consumir com racionalidade, adquirindo somente o necessário e cobrar que os responsáveis pela produção de um objeto ofereçam uma logística reversa de reciclar o lixo final.

4) Relacione o que você comprou recentemente que pouco ou muito, não utilizou e escreva sua opnião sobre você e o consumo.

R: Na última semana: um livro de botânica, investimento no meu conhecimento, estudo. Comida, de almoço a lanche, preciso me alimentar mas poderia ter gastado menos com biscoito. Um durex, etiquetas, tudo necessário.

5) Qual a sua idéia agora, sobre o tema abordado?

R: Toda a questão do consumismo precisa ser discutira.

6) O presidente Bush, após o 11 de setembro, disse ao povo americano para fazerem compras. Recentemente, por conta da crise econômica mundial, vimos nosso presidente Lula fazer menção várias vezes para não deixarmos de consumir. Qual o papel do consumo em nossa identidade?

R: Ele alimenta o sistema em que vivemos, o lucro expande a produção, o problema está na repartição deste lucro, no consumo exagerado, produção em excesso e uso dos recursos naturais de forma predatória.

7) “Temos mais coisas, porém menos tempo para o que realmente nos faz felizes”. Você nota essa realidade em sua vida? Que coisas deixam você feliz?

R:Sim, eu priorizo preservar meu pouco tempo livre e não coloco a minha felicidade por trás do que o dinheiro pode me proporcionar, me sinto feliz perto da família, de um amigo ou plantando uma árvore e isto o dinheiro não compra.

8) Que coisas você mais gosta de comprar? Qual o limite para  um consumo equilibrado?

R: Livros, ingressos de eventos e comida. O limite é não comprar algo que não for usar, não ter muitas coisas de tudo e evitar contribuir com empresas que explorem o funcionário ou destruam o meio ambiente.

9) Devemos reciclar sim! Mas só a reciclagem não é suficiente. Repensar o consumo, reduzir o consumo, reutilizar as coisas, e somente depois reciclar. Que mudanças práticas podem ocorrer na sua vida com relação a repensar seu consumo e reduzi-lo?

R: Consumir menos. Criticar quem erra. Reciclar, reaproveitar materiais que comprei. As minhas mudanças práticas: uso pet para fazer mudas de árvores, tampinhas para jardim, uso o papel até não ter mais espaço, não imprimo nada á toa, reciclo óleo de cozinha, não tenho muitas roupas e calçados.

10) Você acredita que mudanças significativas podem acontecer no atual sistema? Porque? Cite exemplos.

R: Sim! Sempre acredito no valor de cada ser humano, o sistema faz presente hoje mas pode ser transformado por todos nós. Exemplos: preservar, consumir menos, educar, respeitar, e sempre aprender e se transformar.
profFelipeGaspar
Enviado por profFelipeGaspar em 17/10/2011
Código do texto: T3282722

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
profFelipeGaspar
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
10 textos (63389 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/14 21:34)