CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O que é isto, grupo de pesquisa?

Wilson Correia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) indaga e ele próprio responde:

“O que é um grupo de pesquisa? Como saber se as atividades desenvolvidas por um conjunto de pesquisadores constituem um grupo de pesquisa?
O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:
- cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
- no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
- cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa;
- e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador. Na quase totalidade desses casos, os grupos se compõem do pesquisador e de seus estudantes.
Nota: O conceito de grupo de pesquisa, construído desde o início do projeto do Diretório, continua o mesmo: trata-se de um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas. Como se vê, a(s) linha(s) de pesquisa subordina(m)-se ao grupo, e não o contrário. Tem-se observado, crescentemente, o aparecimento de configurações onde um líder de grupo declara participar, só ou acompanhado de um segundo líder, de tantos grupos de pesquisa quantas são as linhas que desenvolve. Algumas vezes, inclusive, o que parece ser apenas uma linha de pesquisa, com pequenas variações, aparece como elemento organizador de vários grupos. Este fato levou CNPq a considerar como sendo uma atipicidade o pesquisador (independente da sua condição de liderança) participar de quatro grupos ou mais, com vistas a redirecionar a definição de grupo para aquela estabelecida originalmente no projeto” (CNPq. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/diretorioc/html/faq.html#g1>. Acesso em: 01.11.2011).

É muito comum na universidade depararmos com os projetos individuais que são, em verdade, projetos de poder de certas pessoas que tentam ter nas próprias mãos o controle do Céu e da Terra.

Ora, a atividade de pesquisa requer e exige a liberdade de escolha por parte do pesquisador. No máximo, a pessoa é convidada a integrar um grupo de pesquisa, desde que suas afinidades possam dar suporte a essa participação.

Cabe lembrar, ainda, que nenhuma liderança, onde ela couber, e for inevitável, como é o caso de um grupo de pesquisa, só pode ser alcançada por relações tais que permitam ao liderado escolher a liderança de outrem.

Cabe lembrar que líder imposto é líder deposto. A liderança é conquista. E nasce das pessoas que circundam o possível líder, e não dele próprio. Liderança é autorização alheia para a atuação de uma pessoa em um sentido, preferentemente agregador.

Não vale nesse caso o amparo legal ou em figuras de autoridade para fazer com que as pessoas se agrupem indistintamente sob o comando de uma pessoa, pois grupo de pesquisa se forma por afinidade pessoal, epistêmica, institucional e, também, política.

Sem liberdade de auto-organização não pode haver grupo de pesquisa, pois liberdade acadêmica é a base da liberdade de pensamento e ação, isso sem o que o ser humano não pode realizar-se plenamente.


Wilson Correia
Enviado por Wilson Correia em 02/11/2011
Reeditado em 26/11/2011
Código do texto: T3312486

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Wilson Correia
Amargosa - Bahia - Brasil
1192 textos (425295 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/07/14 09:44)