Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DEFINIÇÃO DE LITERATURA, TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS.


    A literatura pode ser definida como a arte do uso da palavra no ato de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos. História contada ou escrita, fatos, relatos da cultura de um povo ou histórias que retratam épocas, expressões, emoções ou críticas.
   A literatura pode ser entendida como arte do uso da palavra, porém, nem tudo que está escrito é arte, Por isso existem textos que são considerados literários e textos que não são considerados literários.

   Exemplo de texto literário:
Quanto tempo passaria?
Clara perdia as contas das vezes em que a claridade do amanhecer se transformava no escurecimento do anoitecer, visto apenas pela janelinha da cela. (Carol Garcia)

As características principais das obras literárias são: O sentido conotativo, subjetivo, imagético e metafórico. Tem como objetivo atingir o estético, o belo. Tenta passar ao leitor a emoção que o escritor quer transmitir através do texto.

    Exemplos de textos não literários
notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos de História, Geografia, Ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio.
   Os textos não literários não utilizam o subjetivismo, pois não há preocupação em transmitir emoção e sim a informação.
Raysten
Enviado por Raysten em 16/11/2011
Código do texto: T3338349

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Raysten
Gama - Distrito Federal - Brasil, 25 anos
41 textos (4191 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/11/14 16:40)
Raysten



Rádio Poética