Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Supervisor Educacional como parceiro político-pedagógico da escola.

     O Supervisor Educacional é considerado um parceiro político-pedagógico da escola.
     O trabalho do Supervisor é determinado pelas demandas do trabalho do professor em que a ação do supervisor com o professor tornam-se parceiros e têm posições definidas baseadas nas quais refletem, criticam e indagam a respeito de seus desempenhos como profissionais que trabalham na escola e em nível curricular específico.
     O trabalho do professor abre espaço e indica o objeto de ação/reflexão para o desenvolvimento da ação supervisora. Criar possibilidades conjunta voltada para a produção do trabalho do professor em sala de aula como sujeito que ensina e aprende.
     O supervisor contribui para um desempenho docente mais qualificado.
     Professor e Supervisor têm seu objeto próprio de trabalho: o 1º, o que o aluno produz, o 2º, o que o professor produz. O professor conhece e domina os conteúdos específicos do processo de ensinar e aprender; o supervisor possui conhecimento abrangente a respeito das atividades de quem ensina e das formas de encaminhá-las, considerando as condições da existência dos que aprendem (alunos). Nesta relação, o professor não perde o controle sobre seu trabalho, uma vez que este é condição essencial da ação de ensinar.
     Considerando as características próprias de cada professor, o supervisor desenvolve com ele as formas possíveis de orientar o processo de aprender e ensinar. O supervisor assume uma posição de problematizador do desempenho docente. Assume com o professor uma atitude de indagar, comparar, responder, opinar, duvidar, questionar, apreciar e desnudar situações de ensino em geral e em especial, as da classe regida pelo professor. Assim, o supervisor torna-se um parceiro político-pedagógico do professor que contribui para integrar e desintegrar, organizar e desorganizar o pensamento do professor num movimento de participação continuada, no qual saberes e conhecimentos se confrontam.
Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 18/11/2011
Código do texto: T3343647
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Roseli Princhatti
São Paulo - São Paulo - Brasil
1267 textos (259511 leituras)
1 e-livros (52 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 23:09)
Roseli Princhatti



Rádio Poética