Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MARIA JOSÉ PINCHEMEL

MARIA JOSÉ PINCHEMEL e o Teatro Conquistense dos Anos Dourados

De temperamento afável, força de vontade e determinação, além do amor que devotou às artes em geral, particularmente ao teatro, a professora Maria José Pinchemel, há muito era credora de uma homenagem, por mais simples que fosse, da comunidade, cujos filhos ela encaminhou para a luz do conhecimento e do fazer artístico, formando e incentivando, participando, atuando, dirigindo, ensinando, nos anos 1960 a 1980, desde o Rangel Pestana até os colégios Abdias Menezes, Escola Normal e outras escolas onde lecionou.

A Professora Maria José Pinchemel, natural de Caetité-BA era ascendente de franceses e portugueses; diplomou-se em Magistério em Vitória da Conquista para onde veio residir com a família, ainda criança.

Aqui em Conquista desenvolveu seus dotes artísticos que passou a disseminar nas salas-de-aula, apesar da carência de locais para ensaios e apresentações.

Ela é irma de D. Elisa Pinchemel Silveira, esposa do cronista e poeta Ivanhoé Silveira; ambos nos receberam em sua casa como grandes anfitriões.

Fica pois o registro de uma mulher que tanto trabalhou pelo teatro conquistense e que faleceu ainda jovem, aos 41 anos de idade.

A ela e toda a família, as nossa mais sinceras e justas homenagens.
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 14/07/2005
Reeditado em 13/09/2005
Código do texto: T34029

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272402 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 09:13)
Ricardo De Benedictis