Paraty e seus mistérios

Indico um PPS com minha formatação, chamado "Barco Fantasma - Paraty". As fotos são de Paraty (RJ), de minha autoria e de Luiz G. Martins. Inseri a música "Barco Fantasma" (Ivan Lins e Vitor Martins), cantada por Maria Martha. Abaixo faço um comentário sobre este trabalho.

Encontra-se publicado no espaço dos E-Books/PPS. Podem acessar por este link:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3423648

Há muitos anos tenho uma ligação estranha com Paraty, talvez mística, espiritual. Não sei classificar. Tudo começou quando 15 anos atrás eu sonhei com o lugar, com muitos detalhes, apesar de que na época eu não tinha noção de como lá seria. Perguntando para quem já conhecia a cidade, descobri que tudo do meu sonho correspondia à realidade.

Muita coisa deste sonho até hoje eu tento interpretar. Já estive na cidade por três vezes e em todas as vezes descobri "coincidências". Um dia eu desvendo todo o mistério...

Maria Martha, quem interpreta a canção, é moradora de Paraty. Eu a conheci na minha segunda visita, quatro anos atrás. Ela cantava MPB num restaurante, num fim de tarde, fim de feriadão, lugar vazio. Eu não sabia quem era ela, mas me impressionei pela sua voz e seu carisma.

O fato de estarem poucas pessoas ali presentes, nos fez conversar casualmente. Comentei com ela que um fado ficaria muito bem em sua voz. Foi quando ela começou a cantar Barco Fantasma. Ela é a intérprete oficial desta música, que fez parte da trilha sonora de uma antiga telenovela, "As pupilas do senhor reitor" (1995). Mais uma coincidência, que eu apenas arquivei.

Ao voltar pela terceira vez a Paraty, no ano de 2011, notei muita diferença: mais moderna, reformas aqui e ali, mais badalação. Eu queria fotografar, mas, a princípio, o fim de semana não ajudou, pois choveu muito. Por outro lado, foi um momento fotográfico importante, uma vez que as poças de água no chão deram o toque característico das ruas, que na maré cheia são invadidas pelo mar.

Eu e Luiz tiramos fotos semelhantes, mas nada de fenomenal, devido à pouca luz do dia. Guardamos as fotos e não falamos mais sobre o assunto. Só que durante dois meses eu tentava fazer uma apresentação em slides com as fotos, e, obviamente, usando a voz de Maria Martha. Foi quando Luiz "deu a ideia" de fazer um vídeo com suas fotos de Paraty e comentou comigo. Estava na cara que este trabalho tinha que sair em dupla.

Conheça Maria Martha:

http://www.mariamartha.net/

Descubra Paraty
http://www.descubraparaty.com


Leila Marinho Lage
Rio, 5 de janeiro de 2012
http://www.clubedadonameno.com


 
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 07/01/2012
Reeditado em 08/01/2012
Código do texto: T3427224
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.