BBB 12: Apurando as responsabilidades

Olá à tod@s.

Eu não assisto ao tal programa, porém, como um fato ocorrido no mesmo ultrapassou os seus limites e se tornou manchete nas principais mídias e meios de comunicação, acho que devemos analisar alguns pontos para tentar entender o ocorrido, as circunstâncias criadas para que tal ato acontecesse e as responsabilidades sobre o ocorrido.

Mas o que é este programa? Segue uma descrição e uma tentativa de explicação:

“Big Brother Brasil (representado pela sua sigla, BBB) é um reality show feito pela produtora de televisão Endemol e é apresentado no Brasil pela Rede Globo. Teve a sua primeira temporada realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, cuja primeira temporada mundial foi realizada em 1999 nos Países Baixos.

O programa consiste no confinamento de um número variável de participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior: os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. Tais participantes são escolhidos pela produção do programa, mas podem escolher se querem ou não entrar na casa e têm o direito de desistir no meio do programa. No Brasil, o programa, além das transmissões diárias na Rede Globo, é exibido em pay-per-view no canal por assinatura Premiere Shows e com flashes no Multishow”. – Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segundo o professor MSc. Gesiel Albuquerque o programa: "Trata-se de uma ideia interessante que pretende "engaiolar" pessoas de diferentes naipes e matizes, visando à observação dos seus comportamentos e reações, sob condições de estresse emocional, psicológico e convivência com temperamentos distintos, em local diferenciado.”.

– Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Então, chego à conclusão de que o programa é uma tentativa de reproduzir em um espaço isolado e em condições controladas, algo que se presta à ser um experiência comportamental na qual se explora as ações e reações dos seus participantes às mais variadas situações e estímulos – o que resultaria em reações e decisões que se aproximariam da “realidade”.

O que não podemos em momento nenhum esquecer, é que o programa é um produto comercial, que conta além da renda obtida pelo sua comercialização, a renda vinda dos patrocinadores que expõem os seus produtos. O programa, pauta-se sobre a (na minha opinião) falsa premissa de que as pessoas que participam dos programas são pessoas comuns o que sabemos que não é verdade mesmo, pois são pessoas que atendem à um padrão de estética que serve aos propósitos do programa), para que os telespectadores se identifiquem. E para que o programa se torne atrativo ao publico na finalidade de vender o seu produto, as pessoas que cuidam da direção do programa se valem de todos os meios e artifícios possíveis (todos discutíveis na minha opinião), manipulando, conduzindo e induzindo os seus participantes com o propósito de manter a audiência. É neste ponto que chegamos aos fatos recentes:

“Na festa de sábado (14/01), primeiro dia de bebida liberada no BBB, Monique ficou nitidamente embriagada. Antes de dormir, deu um selinho em Fabiana e foi para o quarto Floresta. Sob o edredom, Daniel se atracou com a estudante e é aí que começam as suspeitas de estupro. Na edição mostrada na noite de domingo (15/01), a narrativa é de uma “ficada” consentida depois da festa. No pay per view, Monique aparece imóvel enquanto Daniel faz movimentos sob a colcha.

No dia seguinte (16/01), Monique foi chamada ao confessionário para esclarecer o que realmente aconteceu. Ela disse não ter sido violentada, mas, depois de ser indagada por Boninho, demonstrou não estar certa de suas respostas. “Me chamaram para perguntar se tínhamos feito alguma coisa. Eu sei que não fiz, mas começo a pirar. Será que eu fiz? Será que não? Estou muito mal com isso”, disse Monique para Analice.

Daniel, por sua vez, negou qualquer abuso. “Não teve momento de sacanagem nossa juntos. Nós nos beijamos no quarto e nos agarramos no edredom com a cabeça para fora”, argumentou o modelo. No vídeo, Monique aparece parada, sem reação, enquanto Daniel movimentava seu corpo embaixo da coberta.

O delegado Antonio Ricardo, titular da 32ª DP (Taquara), instaurou inquérito para apurar se houve estupro dentro da casa do Big Brother Brasil 12 na madrugada de domingo. Apesar de a Rede Globo ter retirado de seu site as cenas de Monique e Daniel embaixo do edredom, a polícia já tem um vídeo de sete minutos de duração que mostra a loura, aparentemente desacordada após uma noite de bebedeira, sendo bolinada pelo modelo. “Precisamos ter tudo em mãos para analisar as imagens e tentar entender o que de fato aconteceu”, afirmou o delegado ao site de VEJA.” – Por Leslie Leitão e Cecília Ritto para o blog da Revista Veja.

Bem... temos um programa que cria a situação (a festa) e fornece os meios (bebidas liberadas sem qualquer regra ou controle) para que as pessoas se embriaguem; Fornecem um lugar para que o suposto crime ocorra (nota: a casa toda possui sistema de monitoramento 24 horas por dia, bem como um sistema de alto falantes para que os produtores e a direção se comuniquem com os ocupantes da casa); As câmeras registram o ocorrido, há pessoas filmando e monitorando tudo e ninguém toma nenhuma providência para impedir o ocorrido (mesmo que fosse apenas uma suspeita de estupro, eles deveriam intervir – seja por meio de um aviso no alto falante ou por intervenção física, afinal, a casa deve ter acessos estratégicos pelos quais os produtores arrumam, modificam e introduzem as atrações dos patrocinadores).

Então, chegamos no “X” da questão: há que se apurar todas as responsabilidades... inclusive a da própria Rede Globo, por fornecer os meios para que tal ato tenha ocorrido (se for comprovado), não ter nenhum tipo de mecanismo para poder prevenir, intervir e impedir a ação criminosa de ocorrer e o mais grave: de ser omissa e conivente com o ocorrido quando no momento do ato, as pessoas que cuidam do monitoramento e da transmissão não fizeram nada. Por que é que só depois que vieram à tona as imagens através da internet é que algo foi feito? Não há uma direção do programa (que com certeza viu as cenas) que deveria ter tomado uma atitude ou até então, tudo havia sido considerado “normal”?

Outra coisa: as pessoas que participam do programa deveriam pensar mais em suas atitudes... beber sem limites ou consequências só poderia resultar nisto mesmo... não que dizer estar bêbado justifique qualquer ação violenta ou contra a vontade de alguém... e a emissora responsável pelo programa deveria rever alguns conceitos: critérios na hora de incentivar o consumo exagerado de bebidas, critérios de saúde básicos (gente, cadê a camisinha?) e por fim: a implementação de um local reservado apenas para as atividades digamos “intimas” e com privacidade... dessa maneira, quem fosse para este lugar, iria de livre e espontânea vontade, não dando vazão para este tipo de atitude (há, mas isto não daria audiência, não é? rsssssssss).

E tem mais: que regras este programa tem? E quais são? Pois parece que elas estão sempre sendo constantemente criadas e/ou modificadas de acordo com a situação (ou pretensão de quem dirige o programa) ao bel prazer. Eu lí matérias na web que falam em como a emissora responsável pelo programa edita e censura as cenas. Exemplo: “Quando o pecuarista João Maurício deu indícios de que poderia entrar no assunto, falando da imagem que o BBB projeta de seus participantes para o público, a ilha de edição do pay-per-view — pacote de TV paga que permite acompanhar os participantes do programa 24h por dia — mudou a câmera e o cômodo exibido. ”Eu fico pensando no meu filho… será que a minha mulher bota o BBB na TV e meu filho me vê falando?”, dizia João Maurício, na hora do corte.”. Sem contar que eles retiraram as

Bem... aguardemos as cenas dos próximos capítulos desta história nebulosa... vejamos se a emissora vai continuar lidando com o ocorrido fingindo que não aconteceu nada, não dizendo quais foram as regras infringidas que levaram à expulsão do suposto criminoso e se ela se julga tão acima da lei e da justiça assim, pois quem decide quem é ou não criminoso ou culpado é a Justiça. E na boa: isto tudo para mim vai acabar em pizza... afinal, este é o tipo de “atenção” que a referida emissora não quer atrair para sí, não é? Rssssss). É hora de lançar um novo olhar sobre estes programas intitulados como “reality show”... show da vida real, heim? E que realidade é essa afinal, Bial? Realidade de quem?

Denis Correia Ferreira

17/01/2012-16:33

N.D.A.: Não assisto o referido programa, mas como o fato ocorrido nele ganhou repercussões que vão além das fronteiras do programa, me senti à vontade para tocar neste assunto. Esta crônica surgiu de conversas com a minha namorada, matérias que eu li na web e em muitos textos que eu lí aqui mesmo no Recanto. Quis apenas dar a minha opinião sobre o assunto.

Acho este programa apelativo demais e sem nenhuma transparência... o que vejo alí, é incentivo à consumo de álcool, à pratica de sexo, falta de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis e em certos casos, até promiscuidade. Sem contar nas constantes manipulações e nas falsas premissas de que o programa é um show da vida real... todos sabem que as pessoas que estão ali, são pessoas que tem uma boa situação financeira e que atendem à certos “padrões” para atrair o tipo de atenção que o programa quer para vender o seu produto... bem, é a minha opinião.

Nota: Gosto muito do Bial... acho ele um ótimo comunicador e apresentador que está sendo desperdiçado neste programa.

Depois do texto: Interações e opiniões:

Produto comercial e desnecessário, assim eu penso. REALITY SHOWArtistas da fantasia, da irrealidadeA encenação também é uma arteUma forma de fingir De despertar curiosidadeMas a vida duplaÉ um verdadeiro disfarceReality show: um jogo que ocasiona a famaQue cria todo um dramaEm função de uma boa granaMas como ser o que dizem que são?Por que fingem não sofrer manipulação?Como encarar tudo como uma disputa boba?Ou uma simples diversãoE no fim descobrir que não é o campeãoA vida é um jogoMas não quero fazer parte do jogo dos artistasPrefiro ser bem mais realista Muitos não sabem o que é amar e ser feliz.

17/01/2012 17:47 - fabuloso - Denis: Obrigado pela belíssima interação em prosa e verso, cara Fabuloso.

-------------------------------------------------------------------------

Olá.Concordo com seu ponto vista,acho que no começo de todos os BBBs a intenção poderia ser de mais um mero "jogo",porém os caminhos acabaram distorcendo um pouco,e deu no que deu,só resta aguardar as cenas dos próximos capítulos e esperar que seja um resultado justo.Bjusss,boa tarde/noite

17/01/2012 17:52 - Munay - Denis: Obrigado pelo comentário e opinião. Que bom que entendeu o meu ponto de vista. Bjussss³

---------------------------------------------------------------------------

Confiram os textos inéditos postados no blog Terra Dos Sonhos:

BBB 12: Apurando as responsabilidades

Ser Poeta (Florbela de Alma Conceição Espanca)

Me abraça... (Poetrix)

Ano novo: tudo novo de novo

Pessoas pobres de espírito (Reflexões): Um texto para inspirar reflexões e para apresentar alguns conceitos e assuntos ligados à Magia. Há também uma matéria neste texto sobre a Deusa Maat, a Deusa Egípcia da Justiça e do Equilíbrio. Postei também neste texto uma compilação das 42 Leis de Maat.

Estes textos, você encontra apenas no Blog Terra dos Sonhos:

http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou digite em qualquer mecanismo de busca sonhosdesperto (tudo junto) que aparecerá o link para o blog. Se gostar do conteúdo, siga, comente e participe.

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 17/01/2012
Reeditado em 19/01/2012
Código do texto: T3446187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.