Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Como e quando procurar um serviço de saúde mental?

Por Edison Evaristo Vieira Junior

Como psicólogo clínico, recebo inúmeros telefonemas e/ou correios eletrônicos nos quais as pessoas solicitam informações de como iniciar um processo terapêutico, de como funciona, quanto tempo dura e coisas do tipo. Mas também pessoas de meu convívio, vez ou outras, também me perguntam sobre como funciona o processo terapêutico psicológico, como iniciar, quando deve procurar e percebi que a dúvida referente ao assunto é mais ampla que o imaginado por mim e, acredito eu, por muito profissionais da área. Este pequeno texto não irá se aprofundar nos métodos e teorias psicológicas, apenas irá proporcionar um conhecimento mais preciso de como iniciar e quando deve procurar um serviço de ajuda psicológica.
Primeiramente é preciso acabar com o mito de que um serviço de saúde mental é somente para loucos, desajustados e portadores de transtornos mentais. Muitos até ficam ofendidos quando alguém lhe sugere que procure um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra ou psicanalista) e outros sentem receio de oferecer tal sugestão, com receio que a outra pessoa se ofenda. Portanto, tenha em mente que sugerir para outra pessoa que procure um serviço de saúde mental é propor uma forma de auxilio onde a pessoa será fortalecida para resolver seus próprios problemas, atuando ativamente no processo. Não se trata de classificar a pessoa de doente, fraca, sem força de vontade e coisas do tipo.
A Psicologia, por exemplo, é uma ciência que promove a saúde mental nos mais diferentes ambientes humanos (empresas, escolas, grupos, associações, instituições, trânsito, clínica, etc.) e para isto não é preciso estar com algum transtorno mental propriamente dito. O auto conhecimento, o aumento de produtividade, a melhora no ambiente são campos de trabalho da Psicologia onde não estará se tratando uma doença, mas sim pessoas e sua relação com o mundo.
Diante de questões em que estão surgindo transtornos e algum tipo de sofrimento, onde a pessoa não está conseguindo resolver sozinha, deve-se procurar um serviço de saúde mental. Pode-se procurar um psicólogo ou psicanalista que irá avaliar a situação e iniciar um processo psicoterapêutico e, as vezes, propor também a procura de um psiquiatra para um tratamento medicamentoso paralelo. Psicanalistas e psicólogos não receitam medicamentos e nem formas paralelas e alternativas de tratamentos, pode, no máximo, sugerir a procura de profissionais de outras áreas.
Muitas pessoas procuram primeiramente o psiquiatra, sobretudo no serviço público de saúde, que geralmente irá receitar algum medicamento e, as vezes, irá indicar um tratamento psicoterapêutico. Poucos são os psiquiatras que indicam psicoterapeutas psicólogos ou psicanalistas, mas existem sim os que possuem uma visão mais moderna, integral e multidisciplinar do seu trabalho e trabalham e conjunto com estes profissionais.
Atualmente os planos de saúde privados também são obrigados a disponibilizarem psicólogos para atendimento de seus associados, mas o que se nota em muitos planos é uma prática ilegal, onde se proíbe o paciente de procurar por sua vontade o tratamento psicológico, tendo que ter um encaminhamento de um médico. Isto é crime e o plano de saúde que exigir encaminhamento médico de seus pacientes para atendimento psicológico devem ser denunciados na Agência Nacional de Saúde. Mais informações no sítio www.ans.gov.br.
Os serviços de Psicologia e Psicanálise são oferecidos geralmente no serviço privado e para iniciar o trabalho, basta agendar uma consulta. Alguns profissionais realizam um encontro prévio onde todas as dúvidas iniciais do processo devem ser sanadas como os valores dos honorários, freqüência nas consultas, método de trabalho, participação do paciente, possível indicação para outros profissionais como médicos e até mesmo advogados, entre outros. O tempo de duração varia de profissional e de paciente e é muito difícil estipular um tempo preciso em serviços de saúde mental.
Pode-se também procurar um psicólogo em um ‘posto de saúde’, (apesar que este nome pode variar de cidade para cidade para Unidade Básica de Saúde, Unidade de Saúde da Família, etc.) e iniciar um tratamento. Mas devido a alta demanda e a quantidade insuficiente de profissionais, o tempo de uma consulta e outra pode demorar, bem como o início dos trabalhos.
Até aqui, onde procurar um profissional está razoavelmente exposto, mas a questão de muitas pessoas é quando procurar um destes profissionais e qual procurar.
Como já foi dito, qualquer situação onde haja sofrimento e a vontade não está sendo suficiente para reverter a situação, é hora de procurar ajuda de um profissional. Isto inclui comportamentos estranhos, medos excessivos, descontrole emocional, pensamentos repetitivos, indecisões, desejo de auto conhecimento, dificuldades diversas e uma gama imensa de situações emocionais. Lembrando que psiquiatras são médicos e psicólogos e psicanalistas são profissionais de saúde mental, apenas. A escolha entre qual profissional procurar, deve ser alvo de bastante critério, pesquisa e até mesmo a consulta prévia de alguns profissionais da área para receber maiores informações. Não é preciso procurar diretamente um psiquiatra caso uma criança for muito peralta na escola, por exemplo. Caso seja necessário um tratamento medicamentoso, o psicoterapeuta irá sugerir.
Para compreender melhor sobre a atuação de cada profissional, leia meu texto ‘Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise’ em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3415201 .
Edison Evaristo Vieira Jr
Enviado por Edison Evaristo Vieira Jr em 04/02/2012
Código do texto: T3479442
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Vieira Jr., E. E.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edison Evaristo Vieira Jr
Guarulhos - São Paulo - Brasil, 34 anos
98 textos (25712 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 16:36)
Edison Evaristo Vieira Jr



Rádio Poética