Minta de vez em quando

Já tentei escrever sobre política, futebol ou economia várias vezes. E o que sempre me sobra é um profundo sentimento de frustração. Até já tentei escrever draminhas tipo novela mexicana (ultimamente isso tem dado bastante ibope) ou biografias sobre a escandalosa vida de algum famoso, como uma Candinha fofoqueira, mas não dá. Não rola mesmo. Literatura tem que sair do nada, da alma. Uma idéia bate na cabeça, e... Foi! Sem planejar você já escreveu uma pérola sem nem acreditar muito nela às vezes.

Por isso eu vou falar sobre a mentira. Foi o assunto que me veio em mente agora. Deve ser porque eu tenho convivido com ela com muita freqüência ultimamente. Aliás, ela tem me perseguido.

Uma vez vi alguém dizer na TV que “a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”. Interessante ponto de vista, levando em conta que o mentiroso convicto mesmo, de classe, é tão veemente que até acredita na própria mentira.

Especialistas dizem que mentir é uma doença. Estudam os possíveis motivos psicológicos que provocaram a patologia da mentira (lindo isso não é?) é a chamada mitomania. Outros mais empíricos acreditam que é descaração mesmo. Mas na verdade (essa é uma palavra um tanto quanto perigosa para se usar aqui) para mentir tem que se ter mesmo é talento. E embutido dentro dele, criatividade pra inventar alguma coisa e fazer alguém acreditar nisso como se fosse à afirmação mais confiável do mundo.

Quem fala que nunca mentiu, já está contando uma mentira. Repasse o seu dia monótono e sem graça a limpo hoje. Da hora em que você contou a primeira mentira (quando elogiou a roupa horrível da sua secretária), até a última, (quando você chegou em casa cansado e pediu a sua empregada que dissesse a quem lhe telefonasse que você não estava) lembre quantas vezes você se deixou enganar, e foi enganado.

È por isso que eu não sou tão radical. Acho demagogia, falso moralismo alguém dizer que só diz a verdade, ou que só se deve dizê-la. È lógico que eu não sou a favor da mentira e nem estou usando o dom da palavra para apoiar nem incentivar ninguém a mentir. Mas, a mentira está dentro da vida gente em algumas ocasiões ela é necessária (mas vê se não vai sair mentindo por aí usando esse argumento como justificativa hein!) e ao invés de negá-la como quem decide que não vai comer carne, podíamos tentar aprender a lidar com ela.

E talvez ela não nos faria tão mal assim

Isa Socru
Enviado por Isa Socru em 18/01/2007
Código do texto: T351301