Falsas Atribuições: Carlos Drummond de Andrade (CDA)

Sem referencial bibliográfico

"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter."(sem referencial para CDA)
"Conselhos de um velho apaixonado e/ou Amor Verdadeiro(Não consta no livro: CDA - Prosa Seleta)[carece de fontes, em Artigo etc.][1, 2, 3] ''Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:'' (não é de CDA)

"De ti não levo mágoas./Essas a água leva./Não levo também as dores./Não me dói deixá-las.Deixo saudades porque não vou precisar.(...) (Não é de CDA)


"Desejo(s) e/ou Síntese da Felicidade
Desejo a você/Fruto do mato/Cheiro de jardim/Namoro no portão/Domingo sem chuva ''(...)(Não consta nos livros: "Antologia Poética" de Carlos Drummond de Andrade, bem como em "CDA - Poesia Completa")[carece de fontes]


"Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá."''(Reverência ao Destino é um texto que não consta no referencial bibliográfico para CDA, vem sendo acompanhado pelos versos do Poema intitulado: ETERNO de Carlos Drummond de Andrade, VIDE ACIMA)

"Ter ou não namorado
(...) Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com flores, com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração acelerado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. (...) sem referencial bibliográfico para CDA, pois é um texto de ARTUR DA TÁVOLA


"Eternamente não é o que dura para sempre, mas sim o que dura um segundo e é capaz de marcar tão fundo, que se faz impossível de esquecer (FRASE COM ALTERAÇÕES, não consta no livro: Fazendeiro do Ar, vide a poesia de Carlos Drummond de Andrade: ETERNO)

"Fácil é ser colega fazer companhia a alguém, dizer que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
- citado em "Sabes, meu @mor...: romance"‎ - Página 148, Ana Paula Almeida, João Pedro Wanzeller - Dom Quixote, 2006, ISBN 9722032356, 9789722032353 - 188 páginas


"Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. (...) (Reverência ao Destino é um texto que não consta no referencial bibliográfico para CDA, vem sendo acompanhado pelos versos do Poema intitulado: ETERNO de Carlos Drummond de Andrade, vide http://pt.wikiquote.org/wiki/Carlos_Drummond_de_Andrade)
 
"Gostaria de te desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente. Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes. E que eles possam te mover a cada minuto, ao rumo da sua felicidade" (Autor Desconhecido, não consta em Carlos Drummond de Andrade - Obras Completas Ed. Nova Aguilar / Poesia Completa - nem em - Prosa Seleta)
 
"Inconfesso Desejo
Queria ter coragem
Para falar deste segredo
Queria poder declarar ao mundo
Este amor
Não me falta vontade
Não me falta desejo
Você é minha vontade
Meu maior desejo
Queria poder gritar
Esta loucura saudável
Que é estar em teus braços
Perdido pelos teus beijos
Sentindo-me louco de desejo
Queria recitar versos
Cantar aos quatros ventos
As palavras que brotam
Você é a inspiração
Minha motivação
Queria falar dos sonhos
Dizer os meus secretos desejos
Que é largar tudo
Para viver com você
Este inconfesso desejo (Não consta nos livros: "Antologia Poética" de Carlos Drummond de Andrade, bem como em "CDA - Poesia Completa")


"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. (...) Feliz Olhar novo!!! Que o ano que inicia seja do tamanho que você fizer (...)" (sem referencial para CDA)

"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza."(sem referencial para CDA)

"O homem vangloria-se de ter imitado o vôo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam."(sem referencial para CDA)

"Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer." (Mulheres, sem referências bibliográficos)

"Pacto de Felicidade
De hoje em diante todos os dias ao acordar, direi: Eu hoje vou ser Feliz! (...) Autor Desconhecido (sem referencial para CDA)


"Partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstrata de princípios e elevação concreta de alguns cidadãos."(sem referencial para CDA)

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes."(sem referencial para CDA)
 
CORRETO
Sentimos saudade de momentos de vida e momentos de pessoas.

Carlos Drummond de Andrade, in: O Avesso das Coisas - Aforismos
INCORRETO
Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.


*
"Tempo...Tempo... Tempo: "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade que daqui pra diante vai ser diferente... (Atribuído a: Roberto Pompeu  de Toledo/em busca de dados bibliográficos) + Feliz ano novo Para você, Desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, Desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder te emocionar. Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja bem melhor vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas, mas nada seria suficiente para repassar o que realmente desejo a você. Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos, (desejos grandes), que eles possam te mover a cada minuto ao rumo da sua FELICIDADE! Que Deus abençoe a sua vida, que Ele coloque suas mãos poderosas em sua cabeça, e distribua muitos pensamentos bons… Feliz vida Nova! Feliz Ano Novo! →possível autora: Vilma Galvão.

*

"Títulos: Conselhos de um velho apaixonado - vide referencial bibliográfico na coletânea de 1985: Amar se aprende amando [nada consta] outros títulos para o mesmo texto Dádiva de Amor, Amor Verdadeiro, O Amor e/ou Coração Apaixonado (...) Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...(...) (Sem referencial bibliográfico para CDA)

" Títulos: Mãe / Mulheres Fantásticas / Nós mulheres / Vou me deitar...(...) Mãe e o Pai estavam assistindo televisão, quando a Mãe disse: - 'Estou cansada e já é tarde, vou me deitar'. (Sem referencial para CDA)

(...) Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo (...) (nada consta em [2] e [3] autor desconhecido).

"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo." [ = em busca da autoria]
- citado em "Pau Brasil" - Página 57, São Paulo (Brazil : State). Departamento de Aguas e Energia Elétrica - DAEE, 1986

"Se um dia olhar para o céu e não te ver, é que sou a onda do mar e não consigo te esquecer, sou feliz do teu lado sem do seu lado estar, pois você é isolado no meu modo de pensar, quando estou triste e não tem solução, lembro que você existe e mora no meu coração." [carece de fontes]


"Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis."(conteúdo adulterado, veja acima: (...) Há vários motivos - CDA)

"Um dia eu separo um tempinho e ponho em dia todos os choros que não tenho tido tempo de chorar." [carece de fontes]



Falsas Atribuições
"Almas Perfumadas (...) Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daqueles que conseguimos acender na Terra.(...) Ana Claúdia Saldanha Jácomo

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. (Every year I live I am more convinced that the waste of life lies in the love we have not given, the powers we have not used... = Mary Cholmondeley)' (Excerto do vulgo: Viver não dói)
"A dor é inevitável. O sofrimento é opcional." (Pain in invevitable, but misery is optional = Tim Hansel) (Excerto do vulgo: Viver não dói)

"Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.(...) Autora: Lena Gino

"Viver não dói"
- texto que possui enxertos de origem desconhecida com frases apontadas acima de Mary Cholmondeley e Tim Hansel. Procurar entrar em contato com os textos originais: "As possibilidades perdidas" por Martha Medeiros e a poesia "Canção" por Emílio Moura.


"O gênio é feito de 1% de inspiração e 99% de transpiração" (Genius is 1% inspiration and 99% perspiration = Thomas Edison)

.............................

* (...) Para Sara, Raquel e Lia e todas as crianças - Trecho/s: Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocêso é natural (...)  Oh! meu Deus! / Deus que livre vocês de uma escola / em que tenham que copiar pontos.(...)

A colaboradora Lilian Honda destaca o comentário a seguir no site do PLANETA EDUCAÇÃO: Raquel Del Prete Panciera - MogiMirim: Meu nome é Raquel e gostaria de falar que este poema, na verdade, FOI ESCRITO pela minha mãe, MARIA TERESA DEL PRETE PANCIERA, em 1981. Já tinha visto na internet que ele é dado como do Drummont (sic), mas foi ela quem escreveu para mim e minhas irmãs Sara, a mais velha e Lia a caçula. Na verdade só estou escrevendo porque li nos comentários quem seriam essas pessoas, achei que seria interessante responder! Minha mãe fica lisonjeada que atribuem a autoria do poema ao Drummont (sic)! Abraços à todos, Raquel

Maria Jose Heringer. - Iuna ES: tenho este poema ainda datilografado a mais de trinta anos, sempre guardei porque o achava lindo , porem ele está bem diferente, bem mais completo. e ESCRITO por Maria Tereza Del Prete Marciere."

Conclusão: Publicado em um livro da EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia), disponível no Scielo Books, dando a falsa atribuição uma aura de "credibilidade". Autora: MARIA TERESA DEL PRETE PANCIERA.

.....................

"Para entender uma mulher (vide abaixo em Bibliografia nada consta em [2] e [3]) Autor provável: Vieira Socorro



"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-lo. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Que amem ao próximo e respeitem sua dor, para que tenhamos certeza de que viver vale a pena " (Em busca da autoria)

"Máscara é da autoria de Dante Milano.

"Não sei quando virá o amanhecer, por isso abro todas as portas" = "Not knowing when the dawn will come I open every door." Emily Dickinson.

"Recomeçar
Não importa onde você parou,/em que momento da vida você cansou,/o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". (...) Paulo Roberto Gaefke ''(outros títulos: Faxina da alma/Limpeza na alma)

ATENÇÃO que às vezes apresenta a frase de VII - Da Minha Aldeia
no final: (...) Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer/Porque eu sou do tamanho do que vejo E não, do tamanho da minha altura...(...) Alberto Caeiro em um dos heterônimos de Fernando Pessoa

* INCORRETO: "Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela." / '''CORRETO:''' "Sentimos saudades de momentos da vida e momentos de pessoas." - Carlos Drummond de Andrade, ''in: O Avesso das Coisas, 950''


"Torcida
Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você. Tinha gente que torcia para você ser menino.(...) (Liliana Barabino)


"Viver não dói* :- texto que possui enxertos de origem desconhecida com frases apontadas acima de Mary Cholmondeley e Tim Hansel. Procurar entrar em contato com os textos originais: "As possibilidades perdidas" por Martha Medeiros e a poesia "Canção" por Emílio Moura.

............................................................

 
Carece de fontes por nada constar em:
 
(CDA) - Carlos Drummond de Andrade - Poesia Completa, RJ: 2007 Editora Nova Aguilar [1]
(CDA) - Carlos Drummond de Andrade – Prosa Seleta, RJ: 2003 Editora Nova Aguilar [2]
...e/ou por não ter dados em ENTREVISTAS/e artigos de jornais [3]


REPASSE COM PESQUISA
Comunidade: Afinal, quem é o autor? (orkut)
e FAXE
Rosangela Aliberti
Enviado por Rosangela Aliberti em 17/03/2012
Reeditado em 10/01/2016
Código do texto: T3560529
Classificação de conteúdo: seguro