Comentário documentário “A Arte da Guerra”

“As armas são sempre motivo de maus pressentimentos…”

O documentário “A Arte da Guerra” é uma obra primorosa que apresenta ensinamentos de Sun Tzu. Este é um livro que foi escrito 500 anos AC e espalhou pelo mundo todo, dando origem a inúmeros livros baseados nos seus ensinamentos. No inicio do documentário é mostrado um imperador onde o seu reino está prestes a ser invadido por opositores. Sun Tzu diz que é possível treinar qualquer um para servir ao exercito, até mesmo as mulheres concubinas do palácio. Ele convoca as 2 mais antigas e dispõe de uma espada para cada uma. Ele passa os ensinamentos claramente, mas elas não a obedecem, riem, novamente passa os ensinamentos e mesmo assim as concubinas riem da situação. Assim, Sun Tzu corta a cabeça delas. Para Sun Tzu, a guerra é uma questão de vida ou morte. Podemos observar que os ensinamentos do comandante têm que ser claros, objetivos, para seus subordinados assim compreederem. A disciplina é crucial. Nesta situação apresentada Sun Tzu nomeia outras duas oficiais, e elas obedecem aos ensinamentos. A disciplina é um dos fatores da arte da guerra. Quem observa este e outros fatores, está apto a vitória.

Não observemos esta obra como uma incitação a violência. Atentemo-nos ao período. Na verdade podemos aplicar o que está escrito em situações da nossa vida.

Um dos ensinamentos de Sun Tzu é que se deve conhecer o inimigo e a si mesmo e são apresentados vários exemplos.

Sun Tzu treinou o exercito de Wu, de 30 mil soldados para lutar contra um exercito 10 vezes maior, de Chu. Sun Tzu faz o inesperado, não combate o exercito de Chu frontalmente e direto, mas sim em alvos vulneráveis Usou velocidade e eficiência. A superioridade numérica apenas não oferece nenhuma vantagem.

Uma situação fiel aos ensinamentos de Sun Tzu é na guerra do Vietnã. Os EUA usam toda a sua força. Do outro lado estão os vietnamitas que faz ataques relâmpagos por todo o país e não fez um ataque frontal. Os EUA lutaram de maneira previsível. Na arte da guerra, você sempre deve enganar o seu inimigo, escolha o lugar que você quer atacar e então ataque outro. Na ofensiva, o general Vietnamita usou espiões. Nesta grande ofensiva o Vietnã fez inúmeros ataques isolados e simultâneos nas bases norte Americanas. Tudo isso aconteceu por conta do bom planejamento.

Uma estratégia impressionante apresentada no documentário é o exercito fantasma dos Britânicos durante a 2° Guerra Mundial. Uma tática infalível. Eles convenceram os alemães que atacariam numa região e na verdade estavam prontos para atacar em outra região. Os Britânicos também emitiram várias horas de mensagens (falsas) para convencer os alemães do ataque. Uma contra inteligência eficiente. Foi mantido em segredo onde os britânicos atacariam. Neste caso foram usados espiões (agentes duplos) pelos alemães, mas foram interceptados.

Enfim, percebemos como é essencial usar as estratégias certas para chegar à vitória. No serviço de inteligência são atentados vários conceitos, fundamentos, ensinamentos, etc. Para chegar a produção de conhecimento é preciso observar vários fatores como a dúvida, a certeza, a veracidade de documentos, também o sigilo, saber usar a contra inteligência como é apresentado no documentário.

Fábio Ferreira NASCIMENTO

“Trate seus soldados como seus filhos e eles o seguirão aos vales mais profundos; trate-os como filhos queridos e o defenderão com o próprio corpo até a morte.”