Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Somos Espirituais

Algo que penso e que acredito firmemente é que, tudo o que fazemos de bom ou de mal somos movidos pela espiritualidade existente em nós. Sempre digo que somos bio-psico-social e espiritual. Este Ser espiritual existente transcende a nossa vontade, isto é, mesmo que não desejamos, não acreditamos ou aceitamos ela está inserida em nós. Não acredito que a espiritualidade seja cultural, mas está inserida como diz Jung, existe um arquétipo direcionado para a espiritualidade que vai sendo lapidada e moldada  conforme vamos aprimorando e deixando ser envolvidos pelos conhecimentos transcendentais.
Existem certas indagações que a ciência jamais consegue explicar, no entanto quando as ciências humanas  se associa as teológicas ai sim, as respostas aparecem. Afinal é na espiritualidade que muitas das vezes a própria ciência humana acaba por encontrar a resposta em ultima analises. Vejamos como ela pode encontrar a resposta e atingir objetivos.
Quando estamos pesquisando e trabalhando o problemas da drogadição e entramos no campo do tratamento por exemplo. No momentos que a ciência biológica  e psíquica alia-se a espiritualidade os resultados no tratamento a dependência química atinge objetivos e expressivos. Da mesma forma a ciência psíquica quando alia-se a espiritualidade os resultados com familiares de dependentes químicos são extremamente satisfatórios. Como exemplo podemos colocar os grupos de mutua ajuda
A psicologia tem atingido maiores êxitos  associando com a espiritualidade do que quando associa com a psiquiatria, isto é, seus resultados junto a pacientes são mais satisfatórios quando seus clientes participam de grupos de mutua ajuda do que quando são tratados com psicotrópicos.
Mas ainda falando sobre outros aspectos onde podemos refletir sobre este Ser espiritual a qual somos, isto também pode ser refletidos em vários situações diferentes o nosso sentimento de respeito pelas pessoas, a solidariedade, a preocupação pelo outro, ainda que nenhuma espiritualidade seja manifestada, ainda assim, nestes momentos estamos exercendo o Ser transcendental  que somos.
O impulso, a comoção, o sentimento, a repulsa pelas injustiças, o compadecer pelo mais necessitados, o amor manifestado pela família, a busca das coisas do Auto tudo isto vem dar a certeza deste Ser Transcendental.
Até mesmo em Atos e posicionamentos em que julgamos ser negativos, que não é aceita seja por questões culturais, ignorância ou preconceito percebemos que ali é expressado um gesto de amor,  consequentemente ha manifestação espiritual de que é composta o Homem.
Enfim, o Bem e o Mal praticado pelo Homem está relacionado a este Ser espiritual a qual somos, que em alguns momentos não damos conta e em outros não queremos aceitar.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 20/07/2005
Reeditado em 20/07/2005
Código do texto: T36019
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219557 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:32)
Ataíde Lemos

Site do Escritor