CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A DIFERENÇA ENTRE LER E DECIFRAR O CÓDIGO LINGUISTICO.

Aprender a ler e escrever já não é o suficiente para quem apenas foi alfabetizado. Para que se possa ir além da alfabetização, entendido restritamente como o aprendizado do sistema da leitura e da escrita, ou ainda aquelas pessoas que mesmo alfabetizadas não sabem fazer uso da leitura e da escrita, por desconhecerem o universo que as envolve para se apropriar de tal ato.
 Ler e escrever são compreender, não apenas decifrar códigos, saber quais são as letras, juntarem as mesmas corretamente. É preciso dar sentido ao texto, dentro de um contexto social da leitura e da escrita.
Quando se escreve ou se lê é importante primeiramente interagir com o ato em questão, ter conhecimento prévio do que se quer fazer e, ser interpretado da forma que se espera. É preciso proporcionar ao leitor, variação e entonações corretas, é preciso ter e ser coerente
Ler significa compreender o discurso apresentado pelo código lingüístico. Nem sempre que deciframos o código o compreendemos. Decifrar o código lingüístico significa colocar som nas letras de uma palavra.
 Fazer uso da leitura e da escrita é antes de qualquer coisa interagir com o mundo! É produzir, e trazer aos leitores a vivência do que se lê, quando se escreve.


AO PASSAR POR AQUI FICARIA FELIZ AO VER SEUS COMENTÁRIOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA ABORDADO. ABRAÇOS, A AUTORA
ETY MORAES
Enviado por ETY MORAES em 11/05/2012
Reeditado em 12/05/2012
Código do texto: T3661319
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
ETY MORAES
Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
39 textos (3460 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/14 01:13)