CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

As Obrigações das escolas e os Deveres dos Professores


                As Obrigações das escolas e os Deveres dos  Professores


          Na minha perspectiva, a escola tem uma grande responsabilidade com a formação das crianças e jovens. Acredito que a principal idéia, é proporcionar condições para o crescimento integral da criança, cujo eixo de orientação e aprendizagem seja seu desenvolvimento.
          Devemos respeitá-la e colaborar para que tenha a construção de uma imagem positiva a partir da descoberta de si, estimulando-a na busca de novos processos de espírito investigador, visando sua formação.
          Ela deve passar aos alunos uma visão panorâmica sobre o mundo em que ela esta inserida, também deve preparar o aluno para o convívio com outras crianças, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, dos direitos, das regras de convivência e do principio da hierarquia.
          Educar hoje é uma tarefa muito difícil, porque no momento em que a criança chega à escola, já vem portando certos conhecimentos que adquiriu junto a sua família e comunidade.
          Neste caso, se  torna difícil porque o professor apenas se faz  o papel de mediador e não de transformador de conhecimentos. A criança apenas ira complementar com sua sabedoria.
          Portanto a escola deve favorecer a formação de cidadãos conscientes e atuantes e possibilitar o desenvolvimento da capacidade de pensar, raciocinar, descobrir e resolver problemas de forma envolvente e que possibilite a satisfação interna de seus alunos.
          A leitura tem um papel muito importante nessa luta educacional, ela permite ao leitor a liberdade de pensamentos e expressão, fazendo com que ele exercite sua capacidade mental e aumente suas habilidades.
          Ao pensar na criança, o mediador deve incentivar seus alunos para o aprendizado da leitura, levando para a sala de aula, leituras interessantes, que possam aguçar o desejo e o gosto por ela, e conscientizá-los  que a leitura os deixara mais críticos   e conhecedores de seus direitos e deveres.
          Só assim teremos mais chances de formar pessoas mais esclarecidas de seus direitos  e deveres dentro da sociedade.



7/Junho
Por: Noêmia Jambo
Maria Noemia de Almeida
Enviado por Maria Noemia de Almeida em 07/06/2012
Código do texto: T3711339
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Obras à venda

Sobre a autora
Maria Noemia de Almeida
São Paulo - São Paulo - Brasil, 55 anos
247 textos (22282 leituras)
1 e-livros (126 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/09/14 02:49)

Site do Escritor