Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Palavra É Vida

Vestida sempre de branco, Emily Dickinson, a incomparável poetisa da América, reconstrói a Natureza repleta de flores, pássaros, animais e emoções. Transcende os limites acanhados de seu quarto simples de cidade do interior e se universaliza no coração da humanidade que a sucedeu sem ter nunca conhecido a glória do grande escritor, do grande artista.
Dedica-se à tarefa simples de sentir e transmitir, através da palavra, através da poesia, a grandiosidade que habita cada coração humano. E ali o seu baú transforma-se em celeiro literário desafiando a morte e o tempo, a ignorância e o esquecimento.
A palavra morre
Quando é dita,
Alguém diz.
Eu digo que ela começa
A viver
Naquele dia.
Com este poema curto e singelo ela atravessa o tempo e atinge o coração e as mentes reflexivas. O que é a palavra? Ela vive? Ela morre? Sobrevive a quem a pronunciou? Qual o  mistério que a envolve e substancia? Qual a sua força?
O mistério da palavra é o mistério do pensamento. Ela é a expressão física daquele e, como tal, pode desaparecer; ele não. Ele, o pensamento, cruza o espaço e o tempo e pode sobreviver, como espírito, como chama, ao som físico e perecedouro.
Desaparece o som, desaparece a voz, fica o sentimento, o sentido, a raiz, a intenção, a emoção.
Assim é o homem-voz, expressão de um pensamento maior, anterior ao som e à palavra. Assim somos nós.

NAGIB ANDERÁOS NETO
www.nagibanderaos.com.br
Extraído do livro Guardados Que Vivem
Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 25/07/2005
Reeditado em 19/04/2010
Código do texto: T37543

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Nagib Anderáos Neto www.nagibanderaos.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (88024 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:14)
Nagib Anderáos Neto